Ir para o conteúdo DAG Ir para o menu DAG Ir para a busca no site DAG Ir para o rodapé DAG

Aula Pratica de Microfilmagem no DAG

Nas tardes de 12 e 26 de setembro e na manhã de 11 de outubro foram realizadas as aulas práticas em microfilmagem do segundo semestre de 2023 do Curso de Arquivologia na sala 2235 do prédio 74A do CCSH onde estão os acervos fotográfico, sonoro, audiovisual e de microfilmes do Departamento de Arquivo Geral.

A aula iniciou com uma breve contextualização da microfilmagem na Universidade Federal de Santa Maria pela arquivista Cristina Strohschoen dos Santos. A microfilmagem de documentos da UFSM foi realizada, de 1978 a 2014, por Técnicos em Microfilmagem (cargo extinto nas universidades federais) que trabalhavam no Laboratório de Reprografia do Departamento de Arquivo Geral, unidade extinta em 2022.

Os acadêmicos Deborah Branco Martins Ribeiro, Fernando Leipnitz, Franciele Herpich, Guilherme de Oliveira Fernandez, Isadora Tonini Goulart, Karine Vaz Pilla, Lucas Brutti Eckhardt, Patricia Padilha, Rafaela Soncini Pires, Reges Thais Pedroso de Lima, Stefane Menezes Ferreira e Steffanie Follmer Engelmann realizaram as seguintes atividades: preparação dos documentos para a microfilmagem, simulação do processo, processamento de microfilmes, pesquisa de dossiês de alunos formados no acervo de microfilmes e microfichas, digitalização de fotogramas.

A aula integra o cronograma da Disciplina de Reprodução de Documentos ministrada pelo Prof. Sérgio Lampert e vinculada ao 4º semestre do currículo.

Fotografias: Fernanda Schaurich da Silva e Nicolie Puntel da Silva