Ir para o conteúdo DAG Ir para o menu DAG Ir para a busca no site DAG Ir para o rodapé DAG

Projeto de Extensão do DAG no Seminário Nacional de Memória na Unicamp

A comunicação “Pintei um Mural! Memória, Educação e Patrimônio Artístico de Santa Maria” foi apresentada no GT07 – Memória, Patrimônio e Educação Patrimonial do Seminário Nacional de Memória da Unicamp na tarde de 05 de dezembro. O trabalho é de autoria de Cirlene Maier Ereno, artista visual, educadora e Produtora Cultural do Porão Criativo de Santa Maria e Cristina Strohschoen dos Santos, arquivista e Mestre em Patrimônio Cultural do Departamento de Arquivo Geral da UFSM. A coordenação do GT esteve a cargo da Doutora em Educação e coordenadora do Centro de Documentação e Apoio à Pesquisa em História da Educação (CDAPH) da Universidade São Francisco, Maria de Fátima Guimarães.

O XI Seminário Nacional do Centro de Memória – Unicamp escolheu a temática “Memória e Patrimônio Acadêmico-Científico” para discutir os desafios dos lugares de memória universitários, propondo uma reflexão sobre as propostas que universidades desenvolvem para preservar acervos permanentes e a memória científica do país. Frente a existência de um múltiplo e variado patrimônio cultural científico nas universidades, a edição promove debate sobre políticas tanto para a sua preservação, valorização e utilização no espaço acadêmico quanto para sua divulgação e acesso da sociedade.

No mesmo GT também foi apresentada a comunicação “Estratos de memórias pelo patrimônio: o que contam os acervos?” por Fernando Souto Dias Neto, doutorando em História na UFSM, trabalho com objetivo de conjugar parte do acervo do Museu Gama d’Eça bem como as memórias nas quais esses itens remetem à história – seja ela local e até mesmo regional.

Leia mais sobre o projeto de extensão “Murais da UFSM: Interlocuções sobre Arte, Cultura e Patrimônio

Captura de tela: Bethania Marcuzzo Fernandes e Bruno Silveira Ouriques