O Arquivo em Cartaz – Festival Internacional de Cinema de Arquivo chega a sua 10ª Edição, com o desafio de ampliar sua realização no território nacional com ações nas cinco regiões do Brasil, constituindo assim um grandioso Circuito com o patrocínio da Dataprev e a co-realização da FLACSO Brasil!
Conectando questões globais às realidades dos arquivos no mundo, a 10ª Edição apresenta como tema “Memórias da Terra em Filmes de Arquivo”.
Desde os anos 2000, o Arquivo Nacional realiza atividades de difusão, preservação de acervos audiovisuais e sonoros, bem como ações educacionais a partir desses acervos. Inicialmente como REcine e, a partir de 2015, como Arquivo em Cartaz – Festival Internacional de Cinema de Arquivo. O Arquivo em Cartaz coloca o Arquivo Nacional em uma posição destacada dentro de uma rede global de instituições, que trabalham para preservar e democratizar o acesso a coleções audiovisuais e sonoras e proporciona à sociedade uma programação de alta qualidade.
O Circuito do 10º Arquivo em Cartaz leva para as 5 regiões do Brasil exibições de filmes e constrói diálogos qualificados, que são expressão das parcerias que o Arquivo Nacional estabelece com instituições federais e arquivos públicos, privados e comunitários, mas também com instituições voltadas à difusão e ao debate sobre preservação audiovisual. Santa Maria através da UFSM é parte desta história! No Rio Grande do Sul, o Circuito carrega um significado especial. Após um ano das enchentes que assolaram o estado, o Circuito do 10º Arquivo em Cartaz pretende rememorar e refletir sobre os impactos socioambientais e as políticas de preservação do patrimônio documental diante das catástrofes climáticas.
Em Santa Maria, o evento ocorre no dia 19 de maio, a partir das 16 horas, no Centro de Convenções da UFSM, Campus Camobi. A programação contará com a Exposição fotográfica “Retratos de Resiliência: UFSM na recuperação de seu acervo”; abertura com falas em retrospectiva do processo enfrentado diante das enchentes e do trabalho para recuperação dos arquivos; Cerimônia de homenagem aos voluntários na recuperação dos arquivos atingidos pelas enchentes em Santa Maria, exibição dos filmes que concorrem na Mostra Acervos do 10º Arquivo em Cartaz, “A grande enchente de 2024 e a reconstrução da Justiça” e “O Que Sobra de Tudo que Falta” e Diálogos sobre a importância da produção audiovisual na cidade.
Sobre o tema do 10º Festival Arquivo em Cartaz
O tema desta edição “Memórias da Terra em Filmes de Arquivo” vai ao encontro de grandes debates globais, permitindo reflexões profundas sobre as vivências e as interações com o planeta Terra e o meio ambiente e convoca a repensar sobre valores, adotando uma postura de respeito e cuidado com o meio ambiente e de reconhecimento da sabedoria de povos e Comunidades Tradicionais, indígenas e quilombolas. Fazendo da 10ª Edição do Festival a renovação de um compromisso com a Terra e com as memórias de todos os seres que nela habitaram e habitam.
Programação completa em Santa Maria/RS
19/05/2025 – segunda-feira
Local: Centro de Convenções UFSM. Universidade Federal de Santa Maria.
Endereço: Universidade Federal de Santa Maria, Camobi, Santa Maria – RS, 97105-340.
16h: Exposição fotográfica “Retratos de Resiliência: UFSM na recuperação de seu acervo” – Hall Centro de Convenções.
Parceria entre o Departamento de Arquivo Geral UFSM e a Oficina de Fotografia do Programa Movimenta, oferecida pela Pró-Reitoria de Gestão de Pessoas UFSM. Curadoria: Beto Fidler e Cristina Strohschoen
16h-16h40: Abertura da Cerimônia
Prof. Dr. Luciano Schuch. Reitor da Universidade Federal de Santa
Prof. ª Dr.ª Mônica Lima Souza. Diretora-Geral do Arquivo Nacional
Falas em retrospectiva do processo enfrentado diante das enchentes e do trabalho para recuperação dos arquivos
Débora Flores, Diretora do Departamento de Arquivo Geral da UFSM
16h40 – 18h: Cerimônia de homenagem aos voluntários na recuperação dos arquivos atingidos pelas enchentes.
18h30-19:30h: Exibição de filmes
Filme: A grande enchente de 2024 e a reconstrução da Justiça (2024)
Duração: 30 min
Classificação: 10 anos.
Sinopse: O filme retrata os impactos da enchente de maio de 2024 nas estruturas da Justiça do Trabalho do Rio Grande do Sul, bem como o processo de reconstrução.
Filme: “O Que Sobra de Tudo que Falta”
Duração: 30 min
Classificação: Livre
Sinopse: “O Que Sobra de Tudo que Falta” é um audiovisual produzido na Universidade Federal de Santa Maria em 2018. Tem produção, direção, roteiro, edição e captação de imagem de Kamila Flores Ruas, orientação de Cássio dos Santos Tomaim e coorientação de Marilice Daronco. Sua temática está profundamente ligada com o racismo ambiental e as emergências climáticas. Debate questões como sustentabilidade, meio ambiente, trabalho Feminino e reciclagem a partir das trabalhadoras de uma associação de reciclagem de Santa Maria. Documentário concorrente na Mostra Acervos, que integra a 10ª Edição do Festival Arquivo em Cartaz, na categoria júri popular.
19:30h-20h30: Diálogos sobre a importância da produção audiovisual
Diálogos sobre a importância da produção audiovisual e da produção audiovisual diante das memórias sobre os impactos ambientais.
Debatedores:
Gilvan Odival Veiga Dockhorn
Marilice Daronco
Paulo Tavares
Mediação de Franciele Rocha de Oliveira