De 17 a 19 de setembro de 2025 aconteceu em La Paz (Bolívia), o XV Congreso de Archivología del MERCOSUR (CAM), uma iniciativa do Arquivo e Biblioteca Nacionais da Bolívia (ABNB), em colaboração com a Fundação Cultural do Banco Central da Bolívia (FC-BCB) e a Associação Latino-americana de Arquivos (ALA). O congresso abordou o tema “Arquivos, acesso à informação e cidadania: reflexões a 200 anos de independência latino-americana”.
O evento teve representação de 13 países: Argentina, Bolívia, Brasil, Colômbia, Costa Rica, Cuba, Chile, Equador, Espanha, México, Paraguai, Peru e Uruguai. Ao longo dos três dias, foram apresentados 97 trabalhos, 5 conferências magistrais e 9 encontros paralelos.
A conferência de abertura tratou da experiência espanhola em sistemas de descrição arquivística e foi proferida pela Dra. Elisa García Prieto. Ela é membro do Grupo de Trabalho de História da Arquivística na Iberoamérica (GTHAI), da Associação de Arquivistas da América Latina (ALA), e membro do Grupo de Expertos en Descripión Archivística (EGAD), do Conselho Internacional de Arquivos (ICA). Merece destaque, também, a historiadora e arquivista da Biblioteca Nacional do Chile, ex-presidenta da Associação Latina Americana de Arquivos (ALA), ex-diretora do Arquivo Nacional do Chile, Dra. Emma de Ramón. Ela proferiu a conferência História, Memória e Arquivos, versando sobre a importância das políticas para de manter os registros arquivísticos com registro de memória as comunidades historicamente perseguidas e minoritárias.
Arquivista Neiva Pavezi e a ex-presidente da ALA, Dra. Emma de Ramón, da Biblioteca Nacional do Chile.
Fonte: Acervo Pessoal
Além da UFSM, diversas instituições brasileiras como:
- Arquivo Público do Estado do Espírito Santo (APEES);
- Universidade Federal do Espírito Santo (UFES);
- Universidade Estadual de Campinas (Unicamp);
- Arquivo Nacional do Brasil;
- Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG);
- Universidade de Brasília (UnB);
- Universidade Federal Fluminense (UFF);
- Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS);
- Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO);
- Associação de Arquivistas de São Paulo (ARQ-SP);
- Universidade Estadual Paulista (UNESP);
- Arquivo Público e Histórico do Município de Rio Claro (SP);
- Universidade Federal da Bahia (UFBA); e
- Universidade Federal de Alagoas (UFAL)
participaram do evento com a apresentação de trabalhos, demonstrando a realidade da arquivologia no Brasil.
No evento, a Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) foi representada pela Arquivista Neiva Pavezi, do DAG, apresentando o trabalho intitulado: Digitalização e descrição arquivística automatizada: O caso da documentação acadêmica na UFSM.
Arquivista Neiva Pavezi e o coordenador da mesa Prof. Dr. Daniel Flores (UFAL)
Fonte: Acervo Pessoal
Ao final do evento, foi anunciado a sede do próximo evento, que ocorrerá em Bueno Aires (AR) no ano de 2027.