Ir para o conteúdo DAG Ir para o menu DAG Ir para a busca no site DAG Ir para o rodapé DAG
  • International
  • Acessibilidade
  • Sítios da UFSM
  • Área restrita

Aviso de Conectividade Saber Mais

Início do conteúdo

Professor do Departamento de Documentação ministrou workshop na Aeronáutica



O professor Daniel Flores, do Departamento de Documentação da UFSM, ministrou workshop no dia 14 de janeiro no laboratório do Centro de Instrução Especializada da Aeronáutica, no Rio de Janeiro.

O treinamento abordou orientações acerca do tema “Repositórios arquivísticos digitais confiáveis”, com o escopo do aperfeiçoamento dos profissionais da área de Arquivologia e de Tecnologia da Informação do Centro de Documentação, envolvidos nas ações que preveem a garantia do acesso à informação e sua guarda permanente.

O palestrante apresentou sistemas informatizados de gestão arquivística de documentos digitais que presumem autenticidade, confiabilidade e a garantia da cadeia de custódia documental. Discursou também sobre normas publicadas no âmbito nacional e internacional, que regem repositórios digitais confiáveis e fornecem os requisitos necessários para o bom funcionamento dos Sigad. 

Por fim, os alunos realizaram uma aula prática de como utilizar os sistemas ICA-AToM, software destinado a apoiar as atividades de descrição arquivística e Archivematica, software aplicado como ferramenta para acesso e preservação digital a longo prazo.

Daniel Flores é integrante do Grupo de Pesquisa CNPq/UFSM/CCSH/Ged/A.

Fonte:UFSM

Divulgue este conteúdo:
https://ufsm.br/r-400-3060

Publicações Relacionadas

Publicações Recentes