O Departamento de Arquivo Geral (DAG) da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) informa a divulgação do Ofício-Circular nº 01/2026, que trata da situação do acervo arquivístico físico em papel atingido pelas chuvas ocorridas em 30 de abril de 2024 e da previsão de disponibilização de documentos.
Em razão das medidas emergenciais de preservação adotadas e do processo gradual de recuperação técnica do acervo, o atendimento as solicitações de documentos pode ocorrer de forma progressiva, conforme a localização e a recuperação do material.
Informações atualizadas sobre o andamento da recuperação do acervo estão disponíveis nos seguintes canais: Espaço TransDoc/UFSM e Hub Transdisciplinar de Pesquisa e Inovação em Arquivos (Hub.Doc/UFSM).
As solicitações de pesquisa ao acervo físico atingido devem ser realizadas exclusivamente por meio do serviço disponível em nossa página Serviço de Atendimento à Pesquisa e/ou e-mail arquivopermanente@ufsm.br.
O DAG informa ainda que todas as solicitações de documentos físicos atingidos permanecem registradas em fila de espera e serão atendidas assim que a documentação solicitada for localizada e tecnicamente recuperada, observadas as normas institucionais vigentes.