Aqui você encontra respostas rápidas sobre recarga, saldo e transferência de créditos do Restaurante Universitário da UFSM.
São valores que você carrega na sua “conta RU” (matrícula) para pagar suas refeições. Cada vez que você faz uma refeição, o valor correspondente à sua categoria é debitado.
Você pode recarregar seus créditos de duas formas:
Presencialmente, nos caixas físicos do RU (Campus I e Campus II).
Online, usando Pix ou Cartão de Crédito pelo app UFSM Digital ou pelo Portal RU.
Nos caixas físicos: de acordo com o horário de funcionamento (verifique aqui).
Online via Pix ou Cartão de Crédito: 24 horas por dia, todos os dias da semana. O crédito é disponibilizado imediatamente após o pagamento.
Sim. Nos caixas físicos, você pode utilizar cartão de débito ou crédito (exceto Banricompras). Na recarga online, o pagamento pode ser feito apenas com cartão de crédito.
Sim. Você pode escanear o QR Code nas maquininhas dos caixas ou fazer a recarga online pelo app ou portal. O valor mínimo para recargas online via Pix é R$ 20,00, para cobrir custos operacionais. Se quiser recarregar menos, pode ir direto no caixa físico.
Sim, você pode realizar a recarga pelo Portal RU ou se preferir pelo app UFSM Digital, utilizando o Pix ou Cartão de Crédito.
Você deve apresentar sua Carteira do RU, que pode ser física ou digital.
Sim, desde que a pessoa que vai fazer a recarga tenha sua carteira (física ou digital) em mãos.
Nos caixas físicos: sem valor mínimo
Na recarga online via Pix: mínimo de R$ 20,00
- Na recarga online via Cartão de Crédito: sem valor mínimo
Sim. Os créditos são válidos enquanto você mantiver vínculo ativo com a UFSM.
Você pode ver seu saldo e o histórico de recargas tanto pelo Portal RU quanto pelo app UFSM Digital.
Sim. Não há limite de recargas por dia.
Caso você enfrente dificuldades no pagamento online, verifique e atualize seus dados cadastrais.
- Servidores(as): acessem o Portal do Servidor
- Estudantes: acessem o Portal Estudantil
Se o problema persistir, entre em contato com o suporte: secretaria.ru@ufsm.br
Envie um e-mail para secretaria.ru@ufsm.br contendo seu nome completo, número de matrícula, uma breve descrição do problema e o comprovante de pagamento.
Sim, é possível fazer a transferência de créditos entre usuários.
É quando você envia parte do seu saldo para a matrícula de outro(a) usuário(a), de forma online.
Você pode fazer até 2 transferências por dia, totalizando no máximo R$ 20,00 enviados.
No Portal RU ou no app UFSM Digital, desde que tenha conexão com a internet.
Se tudo estiver certo, a transferência é imediata.
Não. Após confirmar, a operação não pode ser cancelada. Confira os dados com atenção antes de confirmar.
Não, você pode realizar transferências a qualquer hora do dia.
Sim. Você pode transferir seu saldo para outro(a) usuário(a) regular por meio do Portal RU. No app UFSM Digital, não é possível realizar transferências quando o(a) usuário(a) já está em situação irregular.
Não. Os créditos do RU não são reembolsáveis. Eles precisam ser utilizados enquanto o(a) usuário(a) estiver com vínculo ativo na UFSM.
Sim, desde que o(a) usuário(a) tenha acesso à internet.
Última atualização: nov/2025
Ainda tem dúvidas? Entre em contato com o suporte: secretaria.ru@ufsm.br