Ir para o conteúdo PRE Ir para o menu PRE Ir para a busca no site PRE Ir para o rodapé PRE

PRE recebe visita de reitor e de vice-reitor da UFSM

A Pró-Reitoria de Extensão (PRE) recebeu, na manhã desta terça-feira, 14, a visita do Reitor da instituição, Paulo Afonso Burmann, e do Vice-reitor, Luciano Schuch. A reunião teve como objetivo apresentar o cenário atual do país, bem como a preocupação da gestão no que diz respeito à educação e às universidades públicas.

Em seu discurso, Burmann salientou que os resultados apresentados pela PRE são motivadores para a Universidade, afinal demonstram um protagonismo da instituição através das ações de extensão e das diferentes e importantes frentes em que a pró-reitoria atua.

Mesmo em época de crise, a UFSM apresenta um dos melhores indicadores, estando entre as 17 melhores universidades do Brasil, além de ser uma das mais inclusivas, com políticas públicas, assistenciais e acolhedoras para os diversos públicos presentes. A UFSM, ainda, está enquadrada como uma das universidades mais empreendedoras do país.

Em relação à situação atual e à sinalização do corte de verbas, o reitor apresentou os dados do ano de 2014, em que foram destinados 247 milhões para as universidades públicas. Já em 2018, a cifra diminuiu para 137 milhões e, para 2019, o valor será de somente 95 milhões, totalizando um corte de 32% do orçamento, o que implicará na paralisação de serviços da instituição a partir de setembro deste ano.

Para o vice-reitor, o governo trabalha em cima de decretos que impactam no cotidiano da instituição, prejudicando o serviço oferecido pela UFSM. Schuch também mencionou que a PRE foi uma das pró-reitorias mais atuantes nesta gestão, apresentando resultados equivalentes a um momento de constante crescimento.

Os servidores aproveitaram a oportunidade para sanar suas dúvidas em relação à gestão e ao cenário que está se configurando, além de trocarem experiências e ideias para o decorrer do ano.

No final, foi feito o convite, pelo Pró-Reitor Flavi Ferreira Lisbôa Filho, para que todos estejam presentes na audiência pública em defesa da UFSM, que acontecerá na quarta-feira, 15, às 18h30min, na Câmara de Vereadores, e será aberta à comunidade.