Ir para o conteúdo PRE Ir para o menu PRE Ir para a busca no site PRE Ir para o rodapé PRE
  • International
  • Acessibilidade
  • Sítios da UFSM
  • Área restrita

Aviso de Conectividade Saber Mais

Início do conteúdo

35º Festival Internacional de Inverno da UFSM e 35ª Semana Cultural Italiana de Vale Vêneto serão realizados no formato online



A 35ª edição do Festival Internacional de Inverno e da Semana Cultural Italiana de Vale Vêneto está programada para os dias 23, 24 e 25 de setembro. O Festival de Inverno, projeto de extensão do Departamento de Música da UFSM e conta com o apoio da Pró-Reitoria de Extensão (PRE) da Instituição, sempre acontece de forma simultânea à Semana Cultural Italiana.

Diferentemente das edições anteriores, neste ano, ambos serão realizados de forma online, sem atividades presenciais, por conta dos impactos causados pela pandemia de Covid-19. As programações ainda estão em fase de definição.

O Festival de Inverno, que tem como objetivo oferecer aperfeiçoamento e integração musical para musicistas, contará com palestras, mesas-redondas, lives, entre outras atividades. As tradicionais oficinas de instrumento não irão acontecer dessa vez, devido ao fato do Festival assumir outro formato e se adaptar ao momento atual.

A Semana Cultural Italiana de Vale Vêneto também contará com palestras e lives dentro de sua programação. A festividade, realizada por moradores do distrito de Vale Vêneto, localizado no município de São João do Polêsine, na região da Quarta Colônia, celebra a cultura dos antepassados italianos que colonizaram a região.

A professora Vera P. Vianna, coordenadora de Cultura e Arte da PRE e do 35º Festival Internacional de Inverno, comenta sobre as expectativas para o evento:

“Esperamos ter um público maior do que nas edições presenciais, por conta da facilidade de acesso e por não precisarmos limitar o número de participantes, como fazíamos por oficina (eram 12). Hoje, por exemplo, 250 pessoas podem participar de uma palestra pelo Google Meet. Se for pelo Facebook, esse número é ilimitado”, explica.

No último dia 25, o Festival de Inverno e a Semana Cultural Italiana foram homenageados pela Banda do Imigrante, com a interpretação da canção “El Guggia”, uma das mais tradicionais do repertório do grupo musical. A homenagem pode ser conferida no link: https://www.facebook.com/story.php?story_fbid=2779612522142950&id=100002826887561.

 

Texto: Rubens Guilherme Santos / PRE UFSM

Revisão: Erica Medeiros / PRE UFSM

Divulgue este conteúdo:
https://ufsm.br/r-346-4089

Publicações Relacionadas

Publicações Recentes