Ir para o conteúdo PRE Ir para o menu PRE Ir para a busca no site PRE Ir para o rodapé PRE
  • Acessibilidade
  • Sítios da UFSM
  • Área restrita

Aviso de Conectividade Saber Mais

Início do conteúdo

UFSM recebe contribuições para as ações da Instituição na sociedade em 2021



Já pensou se, durante uma pandemia, um grupo de servidores e de alunos contribuísse para a divulgação do comércio local e para a manutenção de empregos e salários? Ou se, após uma reunião, 27 municípios gaúchos recebessem recursos aplicados às demandas levantadas pela sua população? Não seria nada mal, também, se, gratuitamente, fosse ofertado conteúdo de cultura, educação, saúde e outros inúmeros temas de acordo com as necessidades específicas de cada região em que a Universidade Federal de Santa Maria se insere.

Todas essas questões foram atendidas pela UFSM, através da Pró-Reitoria de Extensão, ao longo de 2020. Nos campi de Frederico Westphalen e de Santa Maria, os projetos Distanciamento Social em Rede e NÓS – Rede de Apoio a Trabalhadores e Microempreendedores atuaram em prol da manutenção dos micro e pequenos empreendedores. No campus de Palmeira das Missões, 17 cidades próximas receberam recursos através de um edital criado a partir das demandas dos moradores. No campus de Santa Maria, editais de fomento à Extensão na Quarta Colônia e em Caçapava do Sul também foram criados através do Projeto Geoparques, atendendo às particularidades de cada região. No campus de Cachoeira do Sul, projetos voltados ao diálogo social também receberam recursos durante a pandemia de covid-19. Além disso, mais de 1 milhão de reais foram distribuídos em Ações de Extensão em todos os campi, tendo como eixo condutor o resultado do Fórum Regional Permanente de Extensão — instrumento pelo qual a UFSM acolhe as demandas dos moradores das comunidades nas quais está inserida.

Para 2021, embora acompanhada de inúmeras incertezas, a UFSM já está programando a aplicação dos seus recursos pensando nos problemas cotidianos enfrentados pelos moradores das cidades em que atua. Desta forma, os cidadãos do interior do Rio Grande do Sul podem apresentar suas demandas à UFSM através do Fórum Regional Permanente de Extensão, que, em 2020, conta com duas plataformas de coletas de dados: uma no formato convencional e outra criada a partir da Agenda 2030. A partir das demandas apresentadas, a UFSM considera como eixos prioritários as questões mais recorrentes, destinando recursos financeiros e humanos diretamente na resolução destes problemas sociais, econômicos e sustentáveis.

A participação é anônima, sendo necessário apenas identificar a cidade de referência. A votação que escolherá as áreas prioritárias para 2021 se encerra no final de dezembro. Para votar através da plataforma convencional — contendo os eixos e as áreas temáticas da Extensão Universitária —, basta acessar este link.

Votação também pode ser realizada diretamente nos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável

A pouco mais de 10 anos para 2030 — ano que marca o prazo para que os países signatários da Agenda 2030 implementem ações para o desenvolvimento social, econômico e sustentável —, a UFSM lançou uma nova plataforma para que os participantes deixem as suas contribuições no auxílio da aplicação dos recursos financeiros e humanos da Instituição nas ações práticas na sociedade.

Na nova plataforma de coleta de dados, que integra o Fórum Permanente de Extensão à Agenda 2030, é possível que os usuários participem ativamente do processo de implementação do protocolo na UFSM e no interior gaúcho, através da votação direto nos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) que considerem prioritários para a atuação da Instituição.

Desta forma, a UFSM, além de tornar a votação mais acessível à comunidade externa, possibilita que cada cidadão contribua na construção de um mundo mais desenvolvido, sustentável e com uma atenção maior aos problemas cotidianos enfrentados pela população. A nova plataforma de coleta de dados, alinhada à Agenda 2030, busca conhecer os problemas enfrentados pelos moradores das cidades em que a UFSM está inserida e, assim, contribuir para a execução de ações que atendam efetivamente às demandas locais.

Você pode acessar e compartilhar a nova plataforma através deste link.

 

Redação: Wellington Felipe Hack/ Pró-Reitoria de Extensão UFSM

Revisão: Erica Medeiros/ Pró-Reitoria de Extensão UFSM

Acesse a plataforma aqui!
Plataforma integrada a Agenda 2030
Divulgue este conteúdo:
https://ufsm.br/r-346-4259

Publicações Relacionadas

Publicações Recentes