Ir para o conteúdo PRE Ir para o menu PRE Ir para a busca no site PRE Ir para o rodapé PRE

60 empreendimentos sociais participam do processo de credenciamento da Incubadora Social UFSM

Após serem analisadas por técnicos da Incubadora, as ações submetidas ao edital serão indicadas ao processo de pré-incubação e formação

A Incubadora Social UFSM, vinculada à Pró-Reitoria de Extensão (PRE), encerrou, na última semana, o edital de credenciamento de iniciativas e ações empreendedoras desenvolvidas nos territórios abrangidos pela UFSM. Neste ano, 60 propostas de empreendimentos sociais, e de economia solidária participam do processo, um marco histórico para a IS. Após serem analisadas por técnicos da Incubadora, as ações submetidas ao edital serão indicadas para um processo de formação e de pré-incubação, que será o momento de análise da aderência da proposta aos trabalhos desenvolvidos pela Universidade.

O Coordenador da Incubadora Social e professor da UFSM Cachoeira do Sul, Lucas Veiga Avila, destaca que o elevado número de inscrições recebidas por meio do edital demonstra o impacto e o comprometimento da UFSM em atuar no desenvolvimento local e regional, fortalecendo o vínculo entre Universidade e sociedade. “A IS-PRE fomenta e articula as propostas incubadas com foco na geração de trabalho e renda, visando a melhorias na qualidade de vida e melhores oportunidades em diversas áreas. Esses aspectos tornam-se cada vez mais relevantes, especialmente pelos problemas agravados e pelos impactos gerados durante a pandemia da covid-19”, comenta o professor.

Ao longo desta semana, as propostas foram apreciadas por uma comissão institucional a partir dos critérios definidos no edital de credenciamento. De acordo com Avila, grande parte dos interessados em participar do processo de incubação junto à UFSM submeteram propostas individuais. Nesta primeira fase, de formação e pré-incubação, serão observados os objetivos dos participantes, selecionando as propostas aptas a participar do processo de Incubação. “A Incubadora visa a dar suporte ao desenvolvimento de projetos estruturados, potencializar a conquista da autonomia e da autogestão, assim difundindo uma concepção de universidade comprometida com as demandas de grupos sociais”, ressalta Lucas.

De acordo com o reitor da UFSM, Paulo Afonso Burmann, a universidade vem trabalhando para, junto à comunidade regional, promover um desenvolvimento social inclusivo, promovendo ações que gerem trabalho e renda na região. O professor destaca que a Incubadora Social da UFSM desempenha um importante papel no acolhimento das demandas de setores mais vulneráveis e menos organizados, propiciando mais oportunidades aos empreendedores sociais. “O empreendedorismo social, apoiado na Universidade, visa a criação de oportunidade para os diversos setores da sociedade, especialmente os mais desassistidos, propiciando oportunidades para que esses empreendedores recuperem espaços de trabalho e tenham uma vida mais digna na sociedade ”, finaliza Burmann.

Para o Pró-Reitor de Extensão da UFSM, Flavi Ferreira Lisbôa Filho, o trabalho desenvolvido através da Incubadora Social ressalta o comprometimento da instituição no direcionamento de esforços para potencializar o trabalho de pessoas, grupos, coletivos e associações. “Estimular o empreendedorismo social junto aos grupos que estão em situação de vulnerabilidade socioeconômica ou aos empreendimentos que busquem oferecer produtos e soluções que beneficiem pessoas em situação de vulnerabilidade é a essência do trabalho desenvolvido pela IS”, destaca Flavi. Além da Incubadora, a Extensão UFSM atua na redução de desigualdades através de outros projetos estratégicos e linhas de financiamento extensionista, como o Projeto Geoparques UFSM; o Observatório de Direitos Humanos (ODH); as ações desenvolvidas no COREDE Rio da Várzea, em parceria com a UFSM Palmeira das Missões; e com o fomento de ações de enfrentamento à covid-19.

Jaciele Sell, Coordenadora de Desenvolvimento Regional e Cidadania UFSM, enfatiza que o trabalho desenvolvido com grupos vulneráveis têm sido uma das estratégias da universidade para a promoção da cidadania. “O desenvolvimento regional é pautado em várias perspectivas, dentre elas a ambiental, a social, a cultural e a econômica. Ao incubar grupos em vulnerabilidade ou iniciativas empreendedoras cujos impactos, produtos ou serviços sejam voltados a esses grupos, a IS contribui para diminuir as desigualdades sociais e, consequentemente, para o desenvolvimento local e regional”, finaliza.

Os próximos passos do processo de formação e pré-incubação das ações credenciadas poderão ser acompanhados pelo site da PRE.

Conheça mais sobre o trabalho da Incubadora Social no site do órgão.

Redação: Wellington Felipe Hack/PRE UFSM

Revisão: Erica Medeiros/PRE UFSM

Agenda 2030 na UFSM

A ação de Extensão apresentada neste texto atende aos seguintes Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS).

Acesse as imagens para saber mais sobre cada um deles.

ODS 8
ODS 10