Ir para o conteúdo PRE Ir para o menu PRE Ir para a busca no site PRE Ir para o rodapé PRE

Conheça as atividades desenvolvidas pela UFSM na FEICOOP 2021

27.ª edição da Feira Internacional do Cooperativismo será realizada entre os dias 03 e 10 de outubro de 2021

Será realizada, entre os dias 03 e 10 de outubro de 2021, a 27.ª Feira Internacional do Cooperativismo (Feicoop), promovida pelo Projeto Esperança/Cooesperança. Com o tema “Construindo a Sociedade do Bem Viver: Por uma Ética Planetária”, esta edição do evento acontece no formato híbrido, com atividades no Centro de Referência de Economia Solidária Dom Ivo Lorscheiter, em Santa Maria (RS), e ações on-line. A Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) é co-promotora da Feicoop e, neste ano, participa com atividades presenciais desenvolvidas por servidores e estudantes da instituição.

As ações promovidas pela UFSM serão desenvolvidas nos dias 08, 09 e 10 de outubro. Mais informações sobre o evento podem ser acessadas na página da feira no Facebook. Confira, a seguir, a programação do espaço da Universidade da Feicoop 2021.

08/10 (sexta-feira)

14h – “Oficina de Biscuit” (Rosa Ruschel)

15h – Palestra: “A importância do SINAPIR (Sistema Nacional de Promoção à Igualdade Racial) e a trajetória de Caçapava do Sul” (Cátia Cilene Dutra (COMPIR – Caçapava do Sul))

16h- Transmissão ao vivo Extensão na 27a FEICOOP (participação do Pró-reitor de Extensão, Flavi Ferreira Lisboa filho, e do chefe da Incubadora Social Lucas Ávila)

Exposição permanentes:

Exposição/demonstração do processo: Compostagem e educação ambiental como forma de conscientização (bolsistas do Prof. Willian Borba – FW);

Exposição de materiais elaborado pela comunidade escolar: A horta do Colégio prof. Edna May Cardoso e a relação do ensino, pesquisa e extensão em cuidados de saúde comunitária (Prof. Alejandro -Politécnico).

Exposição e abordagem individual: Fórum de enfrentamento à violência contra as mulheres de Santa Maria e campanha Santa Maria 50-50 (Laura Cortes)

Exposição quadros da vernissage dos Signos e Desenhos, Vestuários e Fantasias Carnavalescas “Fantasia nas telas, nos tecidos, nas ruas”, por Rafhael Munhos.

09/10 (sábado) – Manhã

11h: palestra, amostra e distribuição de sementes – Guardiões Mirins de Sementes Crioulas de Ibarama.

Exposição permanente

Divulgação e degustação de frutíferas: Geoparque Quarta colônia e o patrimônio natural : o sabor das frutíferas nativas da Mata Atlântica (Prof. Suzane Marcuzzo);

Exposição de produtos candidatos a Geoproduto Quarta Colônia- Geoprodotto: valorando saberes e sabores da Quarta Colônia – prof. Neila Richards.

Reciclagem de óleo de cozinha: possibilidade para criação de geoproduto. (Eva Hemam e Janice Ortiz)

09/10 (sexta) – tarde

14h- Minicurso: Os sindicatos a Economia Solidária e a Autogestão – prof. Adão Damasceno. (curso híbrido: 2 h presencial e 2h online);

16h- Lançamento do livro “Senhores de terra, senhores de guerra”, Professor Marcos Piccin (PPGEXR/UFSM).

10/10 (domingo) – manhã

10/10 (domingo) – tarde

14h- Palestra – Do cordeiro ao novelo: um bate papo sobre a fabricação artesanal e sustentável de novelos de lã. (Marta Teixeira Silveira, Novelaria Santa Marta, de Caçapava do Sul)