Ir para o conteúdo PRE Ir para o menu PRE Ir para a busca no site PRE Ir para o rodapé PRE
  • International
  • Acessibilidade
  • Sítios da UFSM
  • Área restrita

Aviso de Conectividade Saber Mais

Início do conteúdo

Planetário da UFSM comemora 50 anos de disseminação do conhecimento científico e cultural

De 13 a 18 de dezembro, além da celebração em homenagem aos 50 anos do Planetário, serão realizadas palestras, oficinas, mesas-redondas e sessões virtuais abertas à comunidade acadêmica e ao público em geral



A Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), além de ser a primeira universidade federal criada no interior, também abriga o primeiro Planetário do Rio Grande do Sul e o primeiro em uma cidade do interior do Brasil. O Planetário da UFSM, um espaço de disseminação do conhecimento de Astronomia e outras ciências, completa 50 anos de fundação no dia 14 de dezembro. 

Considerado um dos símbolos da UFSM e um dos principais cartões-postais de Santa Maria, o Planetário UFSM foi fundado em 1971, idealizado pelo Prof. Dr. Mariano da Rocha Filho. O projeto de sua criação foi elaborado pelo arquiteto Oscar Valdetaro, a partir de um esboço recebido pelo Prof. Mariano do também arquiteto Oscar Niemeyer em 1960.

Na época, os equipamentos para o Planetário da UFSM foram obtidos com países do Leste Europeu como pagamento de uma dívida com o Brasil, conforme informações do documentário Uma Vida Pela Educação, produzido pela RBS TV. “Eu não equipei só a Universidade de Santa Maria, eu equipei o Brasil inteiro”, conta o Prof. Mariano no documentário. Esse foi um dos passos criativos mais importantes dado na história do ensino superior do país.

Para o Reitor da UFSM, Paulo Afonso Burmann, o Planetário é uma oportunidade de proporcionar conhecimento não apenas a seus pesquisadores e estudantes, mas especialmente para escolas e estudantes da Educação Básica, ao possibilitar um contato próximo com a ciência. “O Planetário representa um investimento na democratização do acesso de pessoas das mais diferentes origens e níveis econômicos, sociais, culturais e educacionais ao conhecimento muito particular e próprio do ambiente acadêmico”, destaca.

Registro da construção do Planetário, em 1970 (Foto: UFSM.1970.229.002)
Inauguração do Planetário da UFSM, em 1971 (Foto: UFSM.1971.379.007)

Espaço de democratização do conhecimento

O Planetário da UFSM é referência para além da atividade acadêmica e científica. Ele abriu caminho para a popularização e democratização do conhecimento sobre Astronomia, tanto à comunidade santa-mariense como a interessados do Brasil inteiro. Diversas escolas e grupos de estudantes já visitaram o espaço durante as mais de cinco décadas desde a sua criação. Além de ver os astros pelos telescópios, o público também tem a oportunidade de acompanhar exibições de filmes e projeções de curtas e longas-metragens sobre o Universo e os seus elementos. 

Para a Coordenadora da Divisão de Museus UFSM, Jaqueline Trentim Machado, a comemoração de cinco décadas é um marco histórico desse espaço de entretenimento e cultura e muitas foram as conquistas ao longo desses anos de funcionamento do Planetário, com destaque à troca do projetor de estrelas de eletro-óptico mecânico por digital. “Mas a principal conquista é receber periodicamente um grande número de público nas sessões de cúpula e virtuais, nas observações noturnas do céu e nas diversas atividades desenvolvidas pelo Planetário, sejam presenciais ou pela interação nas redes sociais”, destaca.

Nos últimos anos, com a reconfiguração da sua estrutura, o Planetário passou a abrigar o Museu de Arte, Ciência e Tecnologia UFSM (MACT), outro espaço de popularização e de divulgação científica da instituição. Agora, além de poder participar de sessões e de atividades como observação noturna do céu, a comunidade também pode acessar um conhecimento no campo das artes.

O Planetário da UFSM tornou-se, portanto, um braço importante da relação comunidade e Universidade. “Ele tem um papel ímpar na interface que a universidade faz com a comunidade em geral e tem sido um local muito profícuo para a disseminação desse conhecimento, em especial da área de Astronomia, de uma maneira muito mais atrativa para os estudantes das escolas”, destaca Flavi Ferreira Lisboa Filho, Pró-Reitor de Extensão da UFSM.

Desde 2020, devido à pandemia de covid-19, as sessões presenciais no Planetário foram suspensas e vêm sendo ministradas de forma virtual. Com essa modalidade, as sessões passaram a ter um alcance ainda maior, atingindo um público antes inalcançável e chegando a escolas de outros estados brasileiros. Atualmente, sete sessões do Planetário são transmitidas de forma virtual e as demais atividades, como Planetário Responde, Estação Planetário, Planetário Recomenda, Quiz do Planetário e Calendário Astronômico, acontecem pelo Facebook e Instagram.

De acordo com o Chefe do Planetário, Régis Augusto Albanese Diniz, o retorno das atividades presenciais deve ocorrer no próximo ano, mas as sessões virtuais também passarão a ser incluídas de forma permanente nas atividades. “Pretendemos ampliar nossa quantidade de filmes das projeções presenciais e manter as sessões on-line para que possamos garantir a acessibilidade com escolas distantes e também o alcance e impacto de nossa atividade”, explica. Além disso, questões de acessibilidade e inclusão estão sendo trabalhadas, não apenas para as sessões presenciais e virtuais, mas também na criação de material didático para ser aplicado em instituições parceiras.

Há 50 anos, o Planetário da UFSM é um espaço de disseminação do conhecimento de Astronomia e outras ciências (Foto: Felippe Richardt - UFSM.2014.034.017.AN)
Há 50 anos, o Planetário da UFSM é um espaço de disseminação do conhecimento de Astronomia e outras ciências (Foto: Felippe Richardt - UFSM.2014.034.017.AN)

Semana de comemoração especial de aniversário

Para comemorar cinco décadas de sua fundação, o Planetário da UFSM está organizando uma série de atividades comemorativas, tanto para acadêmicos quanto para o público em geral. A primeira ação, lançada ainda no mês de novembro, pede a ajuda da comunidade para a coleta de registros fotográficos e vídeos produzidos ao longo desses 50 anos. Esses registros, que devem ser enviados via formulário, podem ser capturas antigas ou mais novas, tanto de sessões como do próprio prédio, visam enriquecer o acervo e poderão compor os materiais oficiais e de divulgação do Planetário.

A semana de aniversário do Planetário da UFSM contará com uma programação especial, de 13 a 18 de dezembro, na qual, além da celebração em homenagem aos 50 anos, serão realizadas palestras, oficinas, mesas-redondas e sessões virtuais. A ampla programação, que abrange diversas áreas do conhecimento, visa alcançar públicos diversos, tanto da comunidade acadêmica quanto da comunidade externa à Universidade. Além de esperar a participação de jovens e adultos, é esperado o público infantil, pois há uma oficina específica destinada às crianças e os temas das palestras também são acessíveis a elas. 

Dentre as atividades incluídas na programação está uma roda de conversa sobre Representatividade Feminina no Âmbito Científico, com Raissa Estrela (pós-doutoranda da NASA no Laboratório de Propulsão a Jato (JPL) da NASA) e Alessandra Abe Pacini (Cientista Pesquisadora em Física Espacial no CIRES – NOAA, escritora e UNOOSA Space4Women mentora), e palestras sobre os temas New Space: A Nova Corrida Espacial, com Pedro Pallotta (Canal Space Orbit), Clima Espacial: Definições e Impactos, com Clezio Marcos de Nardin (Diretor do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais – INPE) e Evolução Química da Via Láctea, com Alan Alves Brito (Astrofísico, escritor e professor da UFRGS). Ainda, na data do aniversário, será realizado o lançamento do Documentário 50 Anos do Planetário da UFSM, produzido pela TV Campus e que será transmitido pelo Canal da TV Campus no YouTube e pelo Canal 15 da NET.

As atividades serão todas on-line, realizadas via Google Meet e transmitidas pelo canal do Planetário no YouTube. Para os inscritos previamente via formulário, será encaminhado, por e-mail, o link das atividades. Haverá certificação para todos que acompanharem a programação em ambas as plataformas.

Confira a seguir a programação completa:

Programação dos 50 anos do Planetário UFSM

 Segunda-feira (13/12)

15h – 15h15min

Abertura Oficial da Programação dos 50 anos do Planetário

15h15min – 15h30min

Lançamento on-line da Exposição Reconstruindo Memórias: os 50 Anos do Planetário da UFSM, com curadoria da Arquivista Cristina Strohschoen 

Transmissão: YouTube do Planetário UFSM

 15h30min – 16h30min

Palestra: Aprendizagem Ativa

Palestrante: Discentes do Espaço CrEativo (UFSM)

Transmissão: YouTube do Planetário UFSM

17h – 18h

Roda de Conversa: Desafios de ser Planetarista

Participantes: Guilherme Marranghello (Unipampa), Régis Diniz (UFSM) e Jaqueline Trentim Machado (UFSM)

Transmissão: YouTube do Planetário UFSM

 19h – 20h

Palestra: Faça Ciência como uma Garota: Trajetórias até o Telescópio James Webb

Palestrante: Marina Bianchin (UFSM)

Transmissão: YouTube do Planetário UFSM 

 

Terça-feira (14/12)

9h – 10h30min

Celebração em Homenagem aos 50 anos do Planetário

 15h – 16h

Oficina: Noções Básicas de Space Engine

Ministrante: Monitores do Planetário da UFSM

Transmissão: YouTube do Planetário UFSM

17h – 18h

Palestra: Conexão entre Geologia e Astronomia

Palestrante: André Weissheimer de Borba (UFSM)

Transmissão: YouTube do Planetário UFSM

 19h – 20h

Palestra: Por que pesquisar a Camada de Ozônio ainda é muito importante?

Palestrante: Damaris Kirsch Pinheiro (UFSM)

Transmissão: YouTube do Planetário UFSM

 20h

Lançamento do Documentário 50 Anos do Planetário da UFSM, produzido pela TV Campus

Transmissão: Canal da TV Campus YouTube e Canal 15 da NET

 

Quarta-feira (15/12)

15h – 16h

Sessão de Planetário: Exploração Espacial

Ministrante: Monitores do Planetário UFSM

Transmissão: YouTube do Planetário UFSM

17h – 18h

Roda de Conversa: Representatividade Feminina no Âmbito Científico

Participantes: Raissa Estrela (pós-doutoranda da NASA no Laboratório de Propulsão a Jato (JPL) da NASA) e Alessandra Abe Pacini (Cientista Pesquisadora em Física Espacial no CIRES – NOAA, escritora, UNOOSA Space4Women mentora)

Transmissão: YouTube do Planetário UFSM

 19h – 20h

Palestra: New Space: A Nova Corrida Espacial

Palestrante: Pedro Pallotta (Canal Space Orbit)

Transmissão: YouTube do Planetário UFSM

 

Quinta-feira (16/12)

15h – 16h

Oficina: Noções Básicas de Stellarium

Ministrante: Monitores do Planetário UFSM

Transmissão: YouTube do Planetário UFSM

17h – 18h

Palestra: Projeto Planetário do Carmo no Minecraft: Gameficação a serviço da divulgação científica

Palestrante: Henriette Righi (Planetário do Carmo)

Transmissão: YouTube do Planetário UFSM

19h – 20h

Palestra [presencial]: Clima Espacial: Definições e Impactos

Palestrante: Clezio Marcos de Nardin (Diretor do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais – INPE)

Transmissão: YouTube do Planetário UFSM

 

Sexta-feira (17/12)

15h – 16h

Roda de Conversa: Ciclo de Vida Estrelar

Participantes: Discentes da Escola Piloto de Engenharia Química (EPEQ) e monitores do Planetário UFSM

Transmissão: YouTube do Planetário UFSM

17h – 18h

Sessão de Planetário: Do Big Bang ao Sistema Solar

Ministrante: Monitores do Planetário UFSM

Transmissão: YouTube do Planetário UFSM

19h – 20h

Palestra: Evolução Química da Via Láctea

Palestrante: Alan Alves Brito (Astrofísico, escritor e professor da UFRGS)

Transmissão: YouTube do Planetário UFSM

 

Sábado (18/12)

15h – 16h

Oficina Infantil: Cometas: Viajantes Espaciais!

Ministrante: Juliana Romanzini (ABP)

Transmissão: YouTube do Planetário UFSM

17h – 18h

Oficina: Como Nascem as Imagens Astronômicas?

Ministrante: Integrantes do Projeto Céu Profundo

Transmissão: YouTube do Planetário UFSM

19h – 20h

Mesa-Redonda: Divulgação científica pela Internet e redes sociais: lições aprendidas durante a pandemia

Convidados: Integrantes do Webservatório UFSM e do Planetário UFSM

Transmissão: YouTube do Planetário UFSM

Reportagem: Cleusa Jung | PRE UFSM

Revisão: Andressa Marchesan e Camila Steinhorst | PRE UFSM

Fotos: Arquivo Planetário da UFSM

Divulgue este conteúdo:
https://ufsm.br/r-346-6203

Publicações Relacionadas

Publicações Recentes