
Na tarde desta terça-feira (8 de julho), estudantes dos cursos de Engenharia Civil e Engenharia Ambiental e Sanitária da UFSM participaram de um ato simbólico de conclusão da disciplina extensionista “Engenharia e Sociedade”, com a entrega de projetos desenvolvidos para a Escola Municipal de Educação Infantil (EMEI) Vila Jardim, localizada no bairro Camobi, em Santa Maria. A atividade contou com a presença da direção da escola, que agora poderá buscar formas de viabilizar a execução das propostas.
Ministrada pelos professores Tatiana Cureau Cervo, Alejandro Ruiz Padillo (ambos do Departamento de Transportes), Elisandra Maziero (Departamento de Expressão Gráfica) e Vanessa Giacomelli (Departamento de Química), a disciplina teve como objetivo integrar conhecimentos técnicos às demandas reais da comunidade. Ao longo do semestre, os estudantes visitaram a EMEI Vila Jardim para identificar necessidades, coletar dados e elaborar soluções personalizadas.
Divididos em grupos mistos, com integrantes de ambas as engenharias, os estudantes desenvolveram sete projetos completos, cada um contendo memorial descritivo, pranchas técnicas, orçamento detalhado e apresentações. As propostas incluíram:
- Plano de gerenciamento de resíduos sólidos e educação ambiental;
- Reforma de banheiros e projeto hidrossanitário;
- Sistema de drenagem para as praças externas e aproveitamento de água da chuva;
- Planta baixa detalhada da escola e projeto de reforma do telhado;
- Instalação de contêineres adaptados para novos ambientes;
- Reforma de uma praça e implantação de um campinho de jogos;
- Projeto elétrico e plano de prevenção contra incêndios.
A iniciativa reforça o compromisso da universidade com a extensão e a responsabilidade social: além de aplicar o conhecimento técnico, os estudantes vivenciaram a importância do diálogo com a comunidade e da construção coletiva de soluções sustentáveis. A diretoria da EMEI Vila Jardim recebeu os projetos e buscará formas de colocar os projetos em prática.
A disciplina extensionista “Engenharia e Sociedade”, criada com a reestruturação curricular do CT, foi ofertada pela quarta vez neste semestre e segue como exemplo de interação entre universidade e sociedade, alinhando formação acadêmica às necessidades locais. Novas edições devem ocorrer em semestres futuros, ampliando o impacto positivo gerado pelas Engenharias da UFSM.
Por Subdivisão de Comunicação do CT-UFSM, com informações de Tatiana Cervo.
Agenda 2030 na UFSM
A ação de extensão apresentada neste texto se alinha aos seguintes Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS).
Acesse as imagens para saber mais sobre cada um deles.