Cursos de Engenharia do Centro de Tecnologia da UFSM passam por Reestruturação Curricular

O Centro de Tecnologia está passando por uma reestruturação curricular para uniformizar as disciplinas do núcleo básico dos cursos de Engenharia. Esta mudança vem sendo articulada desde 2019, quando as novas Diretrizes Curriculares Nacionais (DCNs) mobilizaram a reformulação dos Projetos Pedagógicos dos Cursos de Engenharia. Por conta da necessidade de reformulação, o Centro de Tecnologia viu como oportunidade reestruturar seu currículo em busca de melhorias. Estas reformas devem diminuir a retenção e evasão de alunos, além de facilitar a transferência dos estudantes que desejam trocar de curso dentro do CT. Com melhores condições de permanência no curso, a reestruturação curricular também irá oferecer mais preparação pedagógica e psicopedagógica aos alunos.

Para organizar o Núcleo de Conteúdos Básicos, membros dos Núcleos Docentes Estruturantes (NDEs) de Engenharia de todo o Centro elaboraram um rol de disciplinas comuns a todas as habilitações. Além das disciplinas específicas e profissionais, os novos Projetos Pedagógicos dos Cursos (PPC) foram construídos a partir da escolha de quais disciplinas básicas serão obrigatórias para cada habilitação. Ao uniformizar as disciplinas do núcleo básico, o Centro pode oferecer uma maior flexibilidade para que os alunos possam organizar sua grade de horários. Agora, as disciplinas deixam de possuir códigos departamentais e passam a receber código ‘UFSM’, o que facilita o aproveitamento e a mobilidade entre cursos do CT. Eventualmente, a uniformização do currículo pode também facilitar mais de uma diplomação nos cursos do CT.

Além destas mudanças, a reestruturação também está promovendo a curricularização da extensão e mais acessibilidade. Com o tempo, outras medidas serão implementadas, como a prevenção e combate a incêndio, interação de relações étnicos-raciais, ensino de história, direitos humanos, educação ambiental, ensino de libras e também o ensino da cultura afro-brasileira, africana e indígena.

A nova política institucional do Centro de Tecnologia incentiva a experimentação e a implementação de metodologias de aprendizagem ativa. Projetos interdisciplinares serão incentivados para promover a interação entre alunos de diversos cursos e estimular a iniciação científica. Com as mudanças, o Centro deseja formar egressos autônomos e empreendedores. Desde o início do curso, disciplinas de projetos e atividades de extensão serão incentivadas para instigar os alunos a elaborarem projetos de solução de problemas. Os acadêmicos poderão escolher sua principal área de atuação e construir seu perfil profissional a partir das disciplinas eletivas. Esta metodologia garante a formação humanista e inclusiva de Engenheiros preocupados com os problemas da sociedade.

Além disso, a reestruturação também promove a internacionalização dos cursos do CT. Disciplinas bilíngues poderão ser ofertadas para estudantes brasileiros e estrangeiros não falantes de português. Já as disciplinas cursadas no exterior também poderão ser dispensadas, promovendo a mobilidade acadêmica internacional. A dupla titulação poderá ser buscada através de convênios com instituições estrangeiras.

O Manual de Disciplinas do Núcleo de Conteúdos Básicos para as Engenharias pode ser encontrado na íntegra aqui.

Confira abaixo as disciplinas do Núcleo básico – CT:

• Nivelamento: Matemática Básica
  • Administração e Economia:
    • Ciclo de melhoria contínua
    • Controle de qualidade
    • Empreendedorismo de startup
    • Empreendedorismo empresarial
    • Engenharia Econômica
    • Gerenciamento de projetos
    • Gestão de qualidade
    • Gestão de pessoas
    • Infraestrutura e qualidade
    • Programação linear
    • Sistemas de produção
  • Algoritmos e programação
  • Ciência dos Materiais
  • Ciências do Ambiente:
    • Meio ambiente e sustentabilidade em engenharia
  • Eletricidade:
    • Eletricidade básica
  • Estatística:
    • Estatística Aplicada para a Engenharia
  • Expressão gráfica:
    • Geometria descritiva para engenharia
    • Desenho técnico para engenharia I
    • Desenho digital para engenharia
    • Desenho digital para projetos de engenharia
    • Modelamento 3D e desenho digital
  • Fenômenos de transporte:
    • Mecânica dos Fluidos
    • Princípios de transferência de calor
  • Física:
    • Teóricas:
      • Física Geral I
      • Física Geral II
      • Física Geral III
      • Física Geral IV
    • Práticas:
      • Física Experimental I
      • Física Experimental II
      • Física Experimental III
      • Física Experimental IV
  • Informática: incorporação nas disciplinas: Algoritmos e Programação, Matemática Computacional I, Matemática Computacional II, Matemática Computacional III, Matemática Computacional IV e Estatística Aplicada para Engenharia
  • Matemática:
    • Cálculo:
      • Cálculo A
      • Cálculo B
    • Álgebra linear com geometria analítica
    • Equações diferenciais:
        • Equações diferenciais I
        • Equações diferenciais II
    • Matemática computacional:
        • Matemática computacional I
        • Matemática computacional II
        • Matemática computacional III
        • Matemática computacional IV
    • Números e funções complexas
  • Mecânica dos Sólidos:
    • Introdução à Mecânica dos Sólidos
  • Metodologia científica e tecnológica
  • Química
    • Química Geral Teórica para Engenharia
    • Química Geral Experimental para Engenharia
  • Desenho universal (pode ser incorporada em Engenharia de Segurança do Trabalho)

Texto por: Luísa Monteiro – Bolsista de Jornalismo

Quer divulgar seu projeto ou evento no nosso site? Fez uma viagem técnica? Teve seu trabalho premiado? Participa de uma iniciativa bacana? Conta pra gente! Divulgue eventos, notícias, projetos, dissertações e teses aqui.

Siga o CT nas redes sociais: Facebook, Instagram e Twitter!