Pular para o conteúdo
Português English Español Français Italiano

Redes Sociais

Início do conteúdo

Alternativa

O Pré-Universitário Popular Alternativa (PUPA) é um programa de extensão que tem como objetivo principal a democratização do acesso ao ensino superior por meio de aulas preparatórias pautadas pela educação popular. As atividades são desenvolvidas no Prédio de Apoio da UFSM, localizado na Rua Marechal Floriano Peixoto, Centro, com aulas no turno da noite, de segunda à sexta-feira, das 19h às 22h45min, e aos sábados à tarde.

Por meio das ações do programa, busca-se contribuir tanto com a preparação de aspirantes ao Ensino Superior sem condições socioeconômicas de financiar um curso pré-universitário particular, quanto com a formação de acadêmicos de cursos de licenciatura e/ou bacharelado que buscam experiências de atuação como educadores.

Anualmente, o programa oferta em torno de 200 vagas em processos seletivos via edital. As vagas são distribuídas de acordo com critérios socioeconômicos e interesse dos alunos. O curso funciona mediante atuação de acadêmicos de graduação e pós-graduação de diferentes cursos da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) e de outras instituições de ensino superior, que ministram as aulas e auxiliam na coordenação do curso. Os materiais didáticos empregados, assim como as aulas, são oferecidos de forma totalmente gratuita.

O Projeto está sob a coordenação geral da técnica em assuntos educacionais Adriana Monfardini, e está registrado no SIE sob número 036397.

Outras informações podem ser obtidas no site do curso: http://coral.ufsm.br/alternativa/index.php.

Construir e difundir Conhecimento de Valor para a sociedade

Formar cidadãos capazes de formar a realidade social

Buscar Excelência no Ensino Pesquisa e Extensão

Eixo 2 – Inclusão, acesso e acessibilidade, cooperação e inserção social: Apoiar as práticas voltadas ao atendimento das necessidades sociais relacionadas às diferentes áreas temáticas definidas pela Política de Extensão.
Eixo 3 – Qualificação das atividades acadêmicas: Incentivar as ações propiciadoras de qualificação da comunidade universitária, por meio de atividades extensionistas.

Preparar os educandos para o acesso e permanência no Ensino Superior

• Popularizar a perspectiva de Educação-Popular em espaços entendidos como ambientes de educação formal;
• Colaborar para a formação pessoal do educando;
• Colaborar para a ampliação da visão crítica e reflexiva do educando;
• Colaborar com os educadores no processo formativo e de qualificação profissional;
• Vivenciar na sala de aula a proposta de Educação-Popular;
• Fomentar a leitura e a escrita do educando, por meio de projetos de leitura;