Ir para o conteúdo PRE Ir para o menu PRE Ir para a busca no site PRE Ir para o rodapé PRE
  • International
  • Acessibilidade
  • Sítios da UFSM
  • Área restrita

Aviso de Conectividade Saber Mais

Início do conteúdo

Geoparque Caçapava Mundial UNESCO

O Projeto Geoparque Caçapava é uma iniciativa da Pró Reitoria de Extensão da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) em parceria com a Universidade Federal do Pampa (Unipampa) – Campus Caçapava do Sul. Este já possui uma trajetória e algumas condições para a efetivação da proposta, dentre elas, a singularidade geológica (pré requisito indispensável para o pleito) e principalmente, interesse da comunidade acadêmica da UFSM em contribuir com a população desse território na construção de tal estratégia de desenvolvimento regional. A intenção é implementar e coordenar uma proposta de Geoparque no município de Caçapava do Sul visando novas alternativas para a economia regional, de forma sustentável, por meio da conservação do patrimônio natural e cultural, da educação para o meio ambiente, incentivo à geração de renda através de iniciativas privadas, bem como ao turismo local. Tudo isso, através da apropriação do conhecimento, da capacitação da comunidade, da formação acadêmica, da pesquisa, da extensão, da intervenção e da articulação junto ao poder público local, entidades e sociedade civil organizada.

O município de Caçapava do Sul apresenta uma condição ímpar dentro do Brasil para a criação de um Geoparque Global da Unesco. Isso se dá pela presença de sucessões de rochas sedimentares marinhas e continentais muito antigas, de mais de 500 milhões de anos, expostas em áreas de grande beleza cênica e alta relevância ecológica, como as Pedras das Guaritas e a Serra do Segredo. Aliada a isso, está a presença, nos sedimentos de seus arroios, de fósseis de animais extintos da megafauna, em especial as preguiças gigantes. Espécies vegetais raras e endêmicas do bioma pampa, além de comunidades humanas tradicionais, como indígenas, quilombolas e pecuaristas familiares, completam esse cenário singular na América do Sul.

Esses conjuntos de características, se bem articulados, podem permitir que essas comunidades possam legar, às próximas gerações deste planeta, um futuro em que a qualidade de vida esteja em sintonia com a conservação da sua cultura e com a sua herança geopatrimonial.

No ano de 2018 algumas iniciativas já ocorreram na UFSM e nos territórios para a efetivação desse projeto. Foram realizadas reuniões ampliadas internas e outras específicas com os gestores municipais de Caçapava do Sul e com representantes da Universidade Federal do Pampa (Unipampa) Campus Caçapava do Sul . Em 2019 foram realizadas diversas viagens para sensibilização e capacitações com o poder público e setor produtivo dos municípios, além de u ma chamada interna que contemplou oito projetos de extensão direcionados ao território, dezenas de Estudantes, Professores e Técnicos Administrativos em Educação da UFSM, além de muitos colaboradores externos A intenção dessa proposta é articular os pesquisadores e extensionistas da UFSM na temática do geoturismo e institucionalizar essa iniciativa junto ao poder público local, entidades e sociedade civil organizada. No ano de 2020, tivemos iniciativas internas antes à pandemia e durante o período de isolamento social e paralis ação das atividades presenciais, a UFSM, a Unipampa Caçapava e a Ageotur estamos realizando trabalhos presenciais a fim de minimizar impactos negativos desse período, como distribuição de máscaras, álcool gel e cestas básicas.

Facebook
Instagram
Site Turístico
Relatório de Ações

No ano de 2018, algumas iniciativas já ocorreram na UFSM e no território para a efetivação desse projeto. Foram realizadas reuniões ampliadas internas e outras específicas com os gestores municipais de Caçapava do Sul e com representantes da Unipampa (campus Caçapava do Sul).Em 2019, realizamos diversas viagens para sensibilização e capacitações com o poder público e setor produtivo dos municípios, além de uma chamada interna que contemplou oito projetos de extensão direcionados ao território, dezenas de estudantes, docentes e técnicos administrativos em educação da UFSM, além de muitos colaboradores externos. A intenção dessa proposta é articular os pesquisadores e extensionistas da UFSM na temática do geoturismo e institucionalizar essa iniciativa junto às comunidades.

Veículos regionais de imprensa
Planilha de contatos dos veículos de comunicação da região dos Geoparques
Manuais F5 Consultoria Jr.
Manual de paradiplomacia para os Geoparques Aspirante UNESCO Caçapava e Quarta Colônia
Documentário: 50 anos dos clubes negros de Caçapava do Su
Acesse o documentário aqui!
Materiais didáticos, Mapas, Livros e Cartilhas – Geoparque Caçapava
Projetos desenvolvidos no território - 2023
Projetos desenvolvidos no território - 2022
Projetos desenvolvidos no território - 2021
Projetos selecionados no Edital Conexões Geoparques e Empresas Juniores
Projetos selecionados no Edital Conexões Geoparque Caçapava e Observatório de Direitos Humanos (ODH)
Projetos e Programas desenvolvidos no território - 2020
Projetos e Programas desenvolvidos no território - 2019
Notícias
Projeto da UFSM promove oficinas sobre a importância da ciência hidrogeológica em escolas da região
Aquíferos: uma riqueza natural escondida abaixo de nós. Em termos científicos, os aquíferos são formações geológicas, compostas por rochas porosas e permeáveis, capazes de armazenar água no subterrâneo. Essas regiões,…
Formatura do Progredir Geoparque Caçapava 2024 destaca papel da extensão no desenvolvimento regional
A primeira formatura do Programa Progredir Geoparque Caçapava foi realizada na última sexta-feira, 29 de novembro, em Caçapava do Sul. O evento teve como sede o Instituto Municipal de Educação…
Reconstrução RS: projeto da UFSM propicia contato de estudantes do Ensino Médio com o empreendedorismo
Desenvolvido pela professora Debora Bobsin, o projeto “Educação empreendedora e negócios de impacto no novo ensino médio” surgiu durante a pandemia. Na época, Debora foi convidada para palestrar sobre empreendedorismo…
Ateliê de Tecelagem valoriza a lã através da arte
O artesanato é uma prática que pode trazer a ancestralidade. As técnicas compartilhadas entre gerações são um modo de expressão e aprendizagem. A tecelagem com lã é um exemplo dessa…
Fazer extensão na encruzilhada dos saberes e fazeres
Extensão universitária como escuta e confluência. Essa é uma das maneiras de se descrever a atuação do projeto “Encruzilhada de saberes e fazeres: partilhas e cirandas”. A iniciativa atua no…