Pular para o conteúdo
Português English Español Français Italiano

Redes Sociais

Início do conteúdo

Cursos de Capacitação

A Pró-Reitoria de Gestão de Pessoas é o setor ao qual compete planejar, implementar, coordenar e avaliar atividades envolvendo servidores docentes, bem como servidores técnico-administrativos em educação da UFSM. Assim, a PROGEP frequentemente realiza cursos de capacitação destinados aos seus servidores. Alguns destes cursos trazem temáticas ligadas aos direitos humanos. Aqui, buscaremos listar, bem como noticiar, sempre que um curso nesta temática for realizado.

Dentre os cursos realizados estão o Curso Respeito à Diversidade, a palestra “Respeito à diversidade, direitos humanos e relações étnico-raciais na Universidade” e o Curso de Combate ao Racismo Institucional.

O Curso Respeito à Diversidade foi realizado no período de 04 de maio à 14 de junho de 2018, sendo ministrado pela Profª Dra. Cláudia Samuel Kessler, do departamento de Ciências Sociais da Universidade. Tendo uma carga horária de 20h e 30 vagas, ele foi realizado presencialmente. Tinha como objetivo principal “Capacitar servidores docentes e técnico-administrativos para promover uma cidadania ativa, em que possam enfrentar preconceitos, a partir de um viés interseccional.”

Já a palestra “Respeito à diversidade, direitos humanos e relações étnico-raciais na Universidade” foi realizada nos dias 23 de agosto e três de setembro nos campus de Cachoeira do Sul e Palmeira das Missões, respectivamente. Contando com 50 vagas e tendo uma carga horária de duas horas, a palestra foi realizada pela Técnica em Assuntos Educacionais e Profª titular do departamento de Educação Especial, na UFSM, Rosane Brum Mello. A palestra abordou as temáticas de direitos humanos, relações étnico-raciais e ações afirmativas.

E o Curso de Combate ao Racismo Institucional foi realizado no período de 11 de junho à 31 de julho de 2018, sendo ministrado por Victor de Carli Lopes, Mestrando em História, servidor público da UFSM e colaborador do Observatório de Direitos Humanos. O curso tinha como objetivo “Conscientizar os servidores da UFSM a respeito dos debates acerca do racismo institucional, a fim de adensar e melhor capacitar as redes da Instituição de combate ao racismo e coibir a (re)produção de práticas discriminatórias.” A carga horária era de 30h, EAD, com um encontro presencial. Foram abertas 30 vagas.

Combate ao Racismo Institucional 1

Curso Combate ao Racismo 2(Curso de Combate ao Racismo Institucional)

Palestra Cachoeira(Palestra “Respeito à diversidade, direitos humanos e relações étnico-raciais na universidade)