Pular para o conteúdo
Português English Español Français Italiano

Redes Sociais

Início do conteúdo
Apresentação

O Observatório de Direitos Humanos (ODH) da UFSM, tem o propósito de ampliar o debate sobre o tema e estimular a participação de docentes, estudantes, técnicos administrativos e comunidade em geral em ações e reflexões em Direitos Humanos.

Seu principal objetivo é o de promover a cidadania e a cultura de Direitos Humanos tendo como aspectos básicos a universalidade, a interdependência e a indivisibilidade dos direitos, através da apropriação do conhecimento, da formação acadêmica, da pesquisa, da extensão, da intervenção e da articulação junto às políticas públicas, movimentos sociais e sociedade civil organizada.

Seu gerenciamento é feito de forma conjunta entre a Coordenadoria de Ações Educacionais, por meio de seu Observatório de Inclusão e de seu Núcleo de Ações Afirmativas Sociais, Étnico-Raciais e Indígenas, e a Pró-Reitoria de Extensão, através de seu projeto estratégico “Direitos Humanos e Justiça”.
Os conteúdos basilares são provenientes de trabalhos de Grupos de Pesquisa e de Movimentos Sociais e pautam agendas de grupos sociais minoritários, educação das relações étnico-raciais, refugiados, gênero, orientação sexual e interculturalidade.

Para fins de consulta e registro histórico de sua luta e atuação os conteúdos do Observatório de Ações Afirmativas para Acesso e Permanência nas Universidades Públicas da América do Sul também estarão disponíveis no ODH.

Utilidades

Notícias

I Fórum de Direitos Humanos da UFSM – Dia 3
O terceiro e último dia do Fórum teve início com uma conversa com Maria Rita Py Dutra, que apresentou sua tese de doutorado, uma pesquisa acerca da inserção dos cotistas negros no mercado de trabalho, com a conclusão de que…
12/12/2018
I Fórum de Direitos Humanos da UFSM – Dia 2
O segundo dia do Fórum teve início com uma palestra da publicitária Lara Thomazini, promovida em parceria com o projeto 50/50, coordenado pela Profª Dra. Juliana Petermann. Lara, além de trabalhar com publicidade, é voluntária no Grupo de Planejamento, uma…
12/12/2018
I Fórum de Direitos Humanos da UFSM – Dia 1
Na última semana, do dia 5 ao dia 7 de dezembro, ocorreu o I Fórum de Direitos Humanos da UFSM, no prédio da Reitoria, no salão Imembuí e na sala 218. A escolha da data se deu em celebração aos…
12/12/2018
“Vivemos em pêndulos”
A Declaração Universal dos Direitos Humanos foi criada pela Organização das Nações Unidas (ONU), em 1948, após o flagelo da Segunda Guerra Mundial. O documento tinha como objetivo construir novas bases ideológicas. Por causa disso, os dirigentes das potências que evoluíram no…
10/12/2018
Humanidade em foco
No 1º Fórum de Direitos Humanos da UFSM, o movimento LGBTQI+ e a pluralidade que caracteriza o Sul do país são ressaltados em duas mostras fotográficas. As imagens, que estão expostas no hall da Reitoria até esta sexta-feira (7), reforçam…
10/12/2018

Eventos

Nenhum evento futuro,
confira os eventos já realizados.