Ir para o conteúdo Observatório de Direitos Humanos Ir para o menu Observatório de Direitos Humanos Ir para a busca no site Observatório de Direitos Humanos Ir para o rodapé Observatório de Direitos Humanos
  • Acessibilidade
  • Sítios da UFSM
  • Área restrita

Aviso de Conectividade Saber Mais

Início do conteúdo
Apresentação

O Observatório de Direitos Humanos (ODH) da UFSM, tem o propósito de ampliar o debate sobre o tema e estimular a participação de docentes, estudantes, técnicos administrativos e comunidade em geral em ações e reflexões em Direitos Humanos. Seu principal objetivo é o de promover a cidadania e a cultura de Direitos Humanos tendo como aspectos básicos a universalidade, a interdependência e a indivisibilidade dos direitos, através da apropriação do conhecimento, da formação acadêmica, da pesquisa, da extensão, da intervenção e da articulação junto às políticas públicas, movimentos sociais e sociedade civil organizada. 

O ODH engloba grupos populacionais em situação de vulnerabilidade social divididos em onze eixos: infância e adolescência; população negra; população indígena; pessoa idosa; pessoa com deficiência; LGBTTQI+; mulheres; refugiados; população em situação de rua; população em privação de liberdade; e Associação de Vítimas da Kiss (ATVSM). Sendo assim, o ODH busca fortalecer sua atuação com esses grupos populacionais, tanto em Santa Maria como nos campi de Cachoeira do Sul, Palmeira das Missões e Frederico Westphalen.

→ No topo do site, na guia “Menu”, em “Eixos e Projetos”, você confere todos os projetos atualmente apoiados pelo ODH!

Utilidades
Notícias
Migraidh realiza o 2º Curso de Formação em Direitos Humanos para Servidores Públicos e Atores Sociais em Santa Maria
Nos dias 06 e 13 de dezembro, manhãs e tardes, ocorrerá a segunda edição do Curso de Formação em Direitos Humanos para Servidores Públicos e Atores Sociais de Santa Maria, voltado à Migração, Refúgio e Políticas Públicas. Promovido pelo Migraidh…
25/11/2021
UFSM realizará seu IV Fórum de Direitos Humanos
O Observatório de Direitos Humanos da UFSM está organizando o IV Fórum de Direitos Humanos da instituição. O Fórum contará com duas atividades, a Inauguração do Centro de Referência Negra da UFSM, que terá a participação do Chefe do Observatório…
18/11/2021
Secretaria Municipal de Educação de São João do Polêsine promove capacitação em parceria com ODH
A Secretaria Municipal de Educação, Cultura, Desporto e Turismo de São João do Polêsine, promoveu nesta terça-feira (09/11) uma formação continuada, aos professores, com a temática do Dia da Consciência Negra. Cabe ressaltar que no mês de maio de 2021,…
18/11/2021
Mês da Consciência Negra homenageará a patronesse deste ano, professora Giane Vargas
Anualmente, durante o mês de novembro, a UFSM realiza o Mês da Consciência Negra integrado com diversos coletivos, associações, grupos de estudo e comunidade acadêmica. Desde 2018, a Universidade homenageia um patrono ou patronesse neste mês em reconhecimento à sua…
29/10/2021
Projeto “Horta Agroecológica Comunitária Neide Vaz” beneficia mais de 15 famílias em Santa Maria
O projeto “Horta Agroecológica Comunitária Neide Vaz”, fomentado pelo Fiex do Centro de Ciências Rurais (CCR) e do Observatório de Direitos Humanos (ODH), beneficia mais de 15 famílias em Santa Maria. Recentemente, a ação, coordenada pelo técnico da UFSM Juarez…
26/10/2021

Eventos

Nenhum evento futuro,
confira os eventos já realizados.