Pular para o conteúdo
Português English Español Français Italiano

Redes Sociais

Início do conteúdo
Apresentação

O Observatório de Direitos Humanos (ODH) da UFSM, tem o propósito de ampliar o debate sobre o tema e estimular a participação de docentes, estudantes, técnicos administrativos e comunidade em geral em ações e reflexões em Direitos Humanos.

Seu principal objetivo é o de promover a cidadania e a cultura de Direitos Humanos tendo como aspectos básicos a universalidade, a interdependência e a indivisibilidade dos direitos, através da apropriação do conhecimento, da formação acadêmica, da pesquisa, da extensão, da intervenção e da articulação junto às políticas públicas, movimentos sociais e sociedade civil organizada.

Seu gerenciamento é feito de forma conjunta entre a Coordenadoria de Ações Educacionais, por meio de seu Observatório de Inclusão e de seu Núcleo de Ações Afirmativas Sociais, Étnico-Raciais e Indígenas, e a Pró-Reitoria de Extensão, através de seu projeto estratégico “Direitos Humanos e Justiça”.
Os conteúdos basilares são provenientes de trabalhos de Grupos de Pesquisa e de Movimentos Sociais e pautam agendas de grupos sociais minoritários, educação das relações étnico-raciais, refugiados, gênero, orientação sexual e interculturalidade.

Para fins de consulta e registro histórico de sua luta e atuação os conteúdos do Observatório de Ações Afirmativas para Acesso e Permanência nas Universidades Públicas da América do Sul também estarão disponíveis no ODH.

Utilidades

Notícias

Mulheres na Ciência: Conquistas & Desafios
Profa. Pâmela Mello-Carpes, PhDUniversidade Federal do Pampa/Brasil Fórum de Pró-reitores de Extensão da Região Sul 2019Unipampa – Santana do Livramento, RS MULHERES NA CIÊNCIA: CONQUISTAS & DESAFIOS Women in (neuro)science: report of a meeting held at the University ofValencia, Spain,…
30/04/2019
NOTA OBSERVATÓRIO DE DIREITOS HUMANOS DA UFSM
A população negra segue fora do radar de reconhecimento de diversos setores de nossa sociedade e cultura. Séculos de escravidão, adoção de teses de inferioridade biológica, falta de políticas públicas de inclusão no pós-abolição, marginalização, racialização da pobreza e diversos…
25/04/2019
Proposta prevê programa de amparo a adulto com dependência para atividade na Loas
O Projeto de Lei 10959/18 estabelece a criação de programa de amparo a pessoas entre 18 e 59 anos com dependência para atividades básicas ou instrumentais da vida diária – como se alimentar ou fazer necessidades fisiológicas. A proposta, do…
07/02/2019
II Seminário Educação, Democracia e Resistência Trans terá início no dia 29 de janeiro
O Brasil é o país que mais mata transexuais e travestis, no mundo. A expectativa de vida para essas pessoas é de 35 anos, enquanto a do resto dos brasileiros é de 70 anos. Segundo estimativa da Associação Nacional de…
28/01/2019
Embaixada da Suíça está recebendo propostas para apoio
A Embaixada da Suíça no Brasil abriu processo para a seleção de propostas de organizações da sociedade civil para financiar. O apoio varia entre 10 mil e 50 mil reais. De acordo com a página de divulgação, as propostas enviadas deverão…
20/01/2019

Eventos

Nenhum evento futuro,
confira os eventos já realizados.