O Espaço Multiprofissional Casa Verônica, setor em implantação, vinculado ao Observatório de Direitos Humanos (ODH) e Pró-Reitoria de Extensão (PRE) da UFSM. A Casa Verônica foi criada pela Resolução UFSM N. 064, de 03 de novembro de 2021, que instituiu a Política de Igualdade de gênero na UFSM e também criou o Comitê de Igualdade de Género (CIG).
Trata-se de um espaço de acolhimento às pessoas em situação de violência de gênero – não excluindo o acolhimento em outros âmbitos, conforme previsto no eixo 3 da política, realizando a articulação com os demais eixos, bem como a rede de assistência já existente na Universidade e rede pública de saúde.
A Casa Verônica tem como propósito ser um centro de referência articulador da política de igualdade de gênero desenvolvendo ações nos 03 eixos previstos na política, a saber:
Eixo 1 – Promoção da Igualdade de Gênero; Eixo 2 – Enfrentamento e Responsabilização em Casos de Violência; e Eixo 3 – Assistência.
Na prática, o espaço irá oferecer atividades educativas tais como rodas de conversa, oficinas, cursos; atendimento psicossocial e orientação jurídica. O espaço também estará aberto para receber ações da comunidade externa, acadêmica, coletivos da universidade interessados em desenvolver ações voltadas para as questões de gênero e suas interseccionalidades.
O nome do espaço foi escolhido por consulta à comunidade, foram recebidos mais de 1500 votos. Verônica de Oliveira foi a escolhida com 39% dos votos. Verônica de Oliveira foi uma mulher trans ativista do movimento LGBT em Santa Maria, onde mantinha uma casa de acolhimento para pessoas LGBT em situação de violência. Verônica foi assassinada em 2019, vítima de trans feminicídio. A escolha pela pessoa de Verônica para nomear o espaço multiprofissional, pretende reconhecer, homenagear e manter viva a memória de Verônica em nossa comunidade