Sobre a Casa Verônica UFSM

O Espaço Multiprofissional Casa Verônica é um setor vinculado ao Observatório de Direitos Humanos (ODH) e à Pró-Reitoria de Extensão (PRE) da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM).

A Casa Verônica foi criada pela Resolução UFSM N. 064, de 03 de novembro de 2021, que instituiu a Política de Igualdade de gênero na UFSM e criou o Comitê de Igualdade de Género (CIG).

Trata-se de um espaço de acolhimento às pessoas em situação de violência de gênero – não excluindo o acolhimento em outros âmbitos – conforme previsto no Eixo 3 da Política, realizando a articulação com os demais eixos do documento, bem como a rede de assistência já existente na Universidade e rede pública de saúde.

A Casa Verônica tem como propósito ser um centro de referência articulador da política de igualdade de gênero, desenvolvendo ações nos três eixos previstos na Política, sendo eles:

• Eixo 1 – Promoção da Igualdade de Gênero;
  • Eixo 2 – Enfrentamento e Responsabilização em Casos de Violência;  e
  • Eixo 3 – Assistência.

Na prática, o espaço oferece atividades educativas, como rodas de conversa, oficinas e cursos; além do atendimento psicossocial e orientação jurídica. O espaço encontra-se aberto para receber ações da comunidade externa, acadêmica e coletivos da universidade interessados em desenvolver ações voltadas para as questões de gênero e suas interseccionalidades.

SOBRE NOSSO NOME

O nome do Espaço foi escolhido por consulta à comunidade, contando com a participação de mais de 1.500 votos.

O nome vencedor – Casa Verônica UFSM – foi escolhido em homenagem à Verônica de Oliveira, recebendo 39% dos votos.

Verônica de Oliveira foi uma mulher trans e ativista do movimento LGBTQIAP+ em Santa Maria (RS), onde mantinha uma casa de acolhimento para pessoas LGBTQIAP+ em situação de violência.

Verônica foi assassinada em 2019, vítima de trans feminicídio. A escolha pela pessoa de Verônica para nomear o espaço multiprofissional pretende reconhecer, homenagear e manter viva a memória de Verônica em nossa comunidade.