UFSM junta-se à Rede Latino-Americana e Caribenha de Educação em Direitos Humanos

Objetivo é fortalecer redes nacionais e internacionais que compartilham pautas e princípios comuns

A Rede Latino-Americana e Caribenha de Educação em Direitos Humanos, através de sua Coordenação Geral, aprovou de forma unânime a inclusão da UFSM em seu grupo de trabalho intercambista. Esta rede, respaldada e financiada pela Secretaria de Políticas Universitárias do Ministério da Educação, juntamente com as atividades de pesquisa e extensão da Universidade Nacional de Quilmes (UNQ), na Argentina, visa articular entidades e indivíduos para promover conhecimentos científicos e culturais sobre a educação em direitos humanos no sul global.

A integração da UFSM na rede criada em 2006, que conta com diversas instituições membros, de países como Colômbia, Bolívia, Costa Rica, Chile, Porto Rico, Uruguai, Venezuela, Argentina, Brasil e México, foi realizada por meio da solicitação feita pelo Observatório de Direitos Humanos (ODH), que enxerga a iniciativa como um passo crucial no enfrentamento das opressões estruturais. O objetivo é fortalecer redes nacionais e internacionais que compartilham pautas e princípios comuns, consolidando assim uma frente unida contra desafios em prol dos direitos humanos.

O ODH, vinculado à Coordenadoria de Cidadania (Cocid) da Pró-Reitoria de Extensão (PRE), atualmente fomenta ações com base em grupos temáticos, abrangendo questões de gênero em parceria com a Casa Verônia, projetos de extensão prisional em convênio com a Superintendência dos Serviços Penitenciários (Susepe), além de atividades desenvolvidas no Núcleo de Estudos Afro-Brasileiros e Indígenas (Neabi), e colaborações com casas de acolhimento, como o Esperançando e o programa UFSM na Rua.

A resolução, aprovada em assembleia da rede, é considerada uma ratificação do compromisso da UFSM com a promoção e defesa da justiça social na região latino-americana. Essa parceria, ao fortalecer a colaboração regional, busca avanços essenciais na educação em direitos humanos, consolidando assim a posição da Instituição como uma contribuinte vital na incorporação desses valores na sociedade.

Texto: Assessoria de Comunicação do ODH/PRE