Na UFSM, você pode ser quem realmente é. E é seu direito e seu dever reconhecer o nome de cada pessoa. A pluralidade da comunidade acadêmica é um valor inquestionável na Universidade. O respeito ao uso do Nome Social é uma obrigação.
Saiba mais sobre o uso do Nome Social na UFSM com a campanha “Eu decidi me reconhecer”
Eu decidi me reconhecer
Nós mudamos. Como seres em permanente transição, uma das nossas marcas distintivas é o poder de decidir. Decidir aquilo que gostamos, aquilo que rejeitamos, quem não somos e quem somos. Diante de um mundo de possibilidades, decidir como ser chamada, reconhecida, expressada. Decidir opor-se a um padrão estabelecido e ser livre para se reconhecer. Um novo mundo a partir da aceitação de algo que sempre fomos.
Na UFSM, você é quem decidiu se reconhecer.
Saiba como acessar o direito do nome social na UFSM
Na UFSM, a Resolução N.010/2015, resultado de uma construção coletiva, garante o uso do nome social para pessoas trans, abrangendo estudantes, servidoras/es e a comunidade que utiliza os serviços da Universidade.
Estudantes que se enquadrarem na situação prevista no art. 1.º poderão solicitar a inclusão ou a retirada do nome social durante a manutenção de seu vínculo ativo com a UFSM. Nos casos de menores de 18 anos, a inclusão do nome social deverá ser requerida mediante a apresentação de autorização, por escrito, dos pais ou dos responsáveis legais.
A solicitação de inclusão ou de retirada do nome social por estudantes da UFSM deverá ser feita mediante requerimento a ser protocolado no Departamento de Arquivo Geral da UFSM e destinado à Pró-Reitoria de Graduação (PROGRAD) ou à Pró-Reitoria de Pós-Graduação e Pesquisa (PRPGP), conforme a matrícula do acadêmico.
O uso do nome social na UFSM é imediato após a decisão da/o estudante ou servidor/a. Mesmo que a solicitação de inclusão nos documentos internos não tenha sido concluída, o tratamento nominal deve acontecer unicamente pelo nome decidido.
Caso seu direito não esteja sendo respeitado, entre em contato com a Ouvidoria da UFSM.
Legislação e normativas
Links para solicitação
Equipe responsável pela campanha - Casa Verônica UFSM
Responsável institucional pela campanha | Jornalista Wellington Hack
Identidade Visual e Projeto Gráfico | Produtora Editorial e estudante de desenho industrial Bruna Dotto
Produção Gráfica | estudante de relações públicas Diogo Castilhos
Orientação jurídica | Advogada Elizandra Tatsch
Suporte de Conteúdo | Psicóloga Fernanda de Oliveira, Psicóloga Gabriela Quartiero, Assistente Social Jéssica Cardoso
Gestão administrativa | Bruna Denkin