Migraidh/CSVM promove discussão sobre migração e refúgio durante a 33ª Jornada Acadêmica Integrada (JAI) da UFSM

Durante a 33ª Jornada Acadêmica Integrada (JAI), da Universidade Federal de Santa Maria, o Migraidh/CSVM aproveitou mais uma oportunidade para promover atividades de reflexão a respeito dos direitos humanos e das migrações. A oficina do Migraidh/CSVM na JAI (intitulada “Faces da migração e do refúgio: direitos humanos e desafios político-sociais”) reuniu muitos estudantes preocupados e interessados pelo tema das migrações contemporâneas. A dinâmica da oficina se desenvolveu com a organização dos participantes em grupos de discussão. Em cada grupo, uma reportagem ou matéria jornalística guiou o debate. A partir das impressões sobre o material, os participantes puderam discutir sobre as representações atuais do migrante e do refugiado, como os mesmos são tratados na sociedade, que estereótipos são reproduzidos a respeito da migração e quais são as perspectivas e possibilidades de mudança desses discursos, com a difusão dos direitos humanos em escala internacional.

A oficina dialogou sobre as diferentes faces da temática, a partir dos campos de estudo que constituem o Migraidh/CSVM: Ciências Sociais, Comunicação Social, Direito, Letras e Psicologia Social.

Após os debates em cada grupo, os participantes escolheram representantes que levaram os pontos da discussão para o grande grupo, expondo as preocupações, as críticas às representações da migração e as possibilidades de mudança e abordagem humanitária. Durante o debate e a exposição, o Migraidh/CSVM também reforçou a importância das instâncias democráticas, da luta por igualdade de direitos e da preocupação com o combate à xenofobia, ao racismo e a todas as vertentes de preconceito e discriminação. Pelo direito humano de migrar!