Horta comunitária no Colégio Estadual Professora Edna May Cardoso

Coordenador: Prof. Dr. Alejandro Javier Lezcano Schwarzkopf

O projeto tem como objetivo colaborar com a iniciativa da Horta Comunitária do Colégio Estadual Professora Edna May Cardoso, do Município de Santa Maria. A escola Edna desenvolve uma atividade – em conjunto com a Unidade Básica de Saúde Municipal Walter Aita – que visa promover a saúde mental da comunidade mediante a produção de alimentos e o resgate cultural de plantas medicinais. Portanto, o presente projeto de extensão, visa inserir-se de forma complementar a essa iniciativa, conscientizando os estudantes do ensino fundamental e médio, sobre a importância da preservação de recursos ambientais para a produção sustentável de alimentos, através de uma ecoalfabetização. Para esse objetivo, aportaremos conhecimentos de professores e de estudantes de diversos cursos do Colégio Politécnico (UFSM) para complementar a horta comunitária, integrando a extensão universitária à participação da comunidade escolar num espaço de educação ambiental mediante práticas de produção de alimentos. A produção da horta será realizada com a participação de bolsistas e voluntários. Paralelo a produção serão realizadas – durante o período letivo do ano 2021 – palestras e oficinas sobre as diferentes dimensões da sustentabilidade. O público-alvo no projeto está formada pela comunidade da Cohab Fernando Ferrari, Camobi, Santa Maria. Espera-se integrar o conhecimento e o debate sobre sustentabilidade nos programas de diversas disciplinas; aprimorar o manejo de técnicas de agroecologia; estudar a possibilidade de integrar a produção de alimentos e plantas medicinais em cursos do Colégio Politécnico.

Para acessar o portal no Portal de Projetos da UFSM, clique aqui.