Programa Piscina Alegre: Atividades Aquáticas para Pessoas com Deficiências – 3ª Fase

Coordenadora: Prof. Drª Luciana Erina Palma Viana

O programa Piscina Alegre tem como objetivo proporcionar e estimular melhorias nos domínios do comportamento humano e nas condições morfofisiológicas de alunos com deficiência física, mental e sensorial através de atividades aquáticas.As atividades serão realizadas as Quintas-feiras, das 14:30 às 15:30 e das às 15:30 as 16:30, no complexo de piscinas térmicas do Centro de Educação Física e Desportos (CEFD) do Campus da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM).O Grupo Participante do Programa “Piscina Alegre” se constituirá de indivíduos com deficiência mental, física e sensorial da cidade de Santa Maria/RS e região.O Grupo de Trabalho que atuará no Programa “Piscina Alegre” se constituirá de professores de Educação Física e acadêmicos dos Cursos de Educação Física – Licenciatura e Bacharelado do CEFD/UFSM.

Com estes Grupos, espera-se:

1º) que ao oferecer um espaço de prática de atividades físicas, esportivas, de lazer e de convivência para pessoas com deficiência e seus familiares, contribuir para a efetivação da inclusão social através de um sentimento de pertencimento, de fazer parte da sociedade usufruindo dos mesmos direitos como cidadãos na participação social.

2º) desenvolver habilidades e capacidades físicas/motoras e outras competências de aprendizagem, visando dar maior e melhor qualidade de vida aos participantes.

3º) que este espaço de prática oportunize a promoção da saúde e da qualidade de vida; convivência social, aprendizagens diversas para todos os envolvidos (pessoas com deficiência – alunos , professores, acadêmicos, familiares); continuidade em usufruir do direito humano de acesso aos programas de Esporte e Lazer; e, contribuir na formação profissional .

Espera-se também, ampliar e dar visibilidade ao Programa e a UFSM, através do desenvolvimento de atividades qualificadas junto as Pessoas com Deficiência, seus familiares e as Instituições parceiras, assim como ao oferecer profissionais e acadêmicos com experiência, formação e qualificação na atuação, concretizar a confiança no trabalho desenvolvido no Programa e o reconhecimento da UFSM como formadora de profissionais qualificados e de possibilitar e desenvolver Projetos e Programa de cunho inclusivo reconhecido como um princípio de cidadania, através da extensão.