Ações com convênio junto a Superintendência de Seguros Privados (SUSEP)
Projetos em Santa Maria em 2022:
Coordenadora: Adriane Cervi Blumke
O projeto é realizado com a mão de obra prisional e os participantes têm a oportunidade de cultivar hortaliças, aprender o manejo da terra, qualificar e modificar os cardápios das cozinhas da instituição, além de expandir as ações de promoção de saúde e educação alimentar.
A ação desenvolvida na Horta Prisional permite a redução de pena dos envolvidos, além disso, parte da produção será doada para instituições da cidade como o Lar Recanto do Amanhecer e Casa da Criança e do Adolescente.
Juarez Felisberto
O projeto teve início em março de 2016 e se baliza na Política Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional e pelo Sistema Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional do Brasil. Desde então, acadêmicos bolsistas de extensão, tanto do Fiex/CCR, quanto do ODH, tem trabalhado juntamente com Felisberto.
A horta está localizada no bairro Dom Ivo Lorscheiter e tem proporcionado alimentos saudáveis, provenientes de uma agricultura coletiva e urbana, para mais de 18 famílias participantes do projeto. A ação possui um caráter educacional, no que diz respeito aos aspectos alimentares e ambientais.
Coordenadora: Jane Schumacher
O projeto tem como objetivo de ampliar os níveis de leitura, construir conhecimento e refletir sobre temas do cotidiano dos adolescentes, fomentar o gosto literário e contribuir para a eficácia das medidas socioeducativas;
Coordenadora: Angela Araujo da Silveira Espindola
O projeto tem o intuito de desenvolver o hábito de leitura entre carcerários (as), possibilitando alternativas de ressocialização através da educação, em uma perspectiva emancipatória dos e das cidadãs. A participação no projeto, além de trazer benefícios a longo prazo para os (as) carcerários (as), também possibilita benefícios a curto prazo, uma vez que cada leitura de um livro, pode se reverter em quatro dias de remição da pena.
Coordenadora: Marcia Eliane Leindcker da Paixao
Coordenadora: Silvana Bastos Cogo
Práticas integrativas e complementares em saúde (PICS) são recursos terapêuticos, de caráter multiprofissional, que buscam estimular os mecanismos naturais de prevenção de doença e promoção da saúde. As PICS representam novas possibilidades de oferta de cuidado, partindo-se do pressuposto de olhar para as necessidades individuais de cada usuário.
No Brasil, foram reconhecidas em 2006, com aumento na oferta pelo Sistema Único de Saúde (SUS) em 2017 e, novamente, em 2018. Atualmente, totalizam 29 práticas reconhecidas e fomentadas em nosso país. O projeto de pesquisa matricial que se pretende desenvolver tem por objetivo avaliar as Práticas Integrativas e Complementares em Saúde (PICS) na promoção, prevenção e recuperação de doenças. Durante o desenvolvimento desta pesquisa, serão trabalhados com o método qualitativo, quantitativo, quali-quanti, métodos mistos e ensaio clínico randomizado. Sendo que cada subprojeto definirá um ou mais métodos para responder a cada objetivo proposto. Participarão as pessoas que serão encaminhadas, pelo Núcleo de Vigilância Epidemiológia do HUSM (NVEH), Coordenadoria de Saúde e Qualidade de Vida do Servidor (CQVS), Núcleo de Apoio Aprendizagem em Educação (ÂNIMA) e a Secretária Municipal de Saúde de Santa Maria, com agendamento prévio com cada pesquisador.
Pretende-se desenvolver no período de maio de 2019 a dezembro de 2024 . Espera-se, com a execução do projeto de pesquisa, contemplar os objetivos da Política Nacional de Práticas Integrativas e Complementares, a inserção de estudantes de graduação, pós-graduação e residências, bem como profissionais das diversas áreas do conhecimento, fortalecendo os estudos das PICS para o cuidado á saúde, com vistas na efetiva implantação destas práticas no Sistema único de Saúde.
Coordenadora: Marcelo da Silva Cecim
A TechVet Jr. é uma empresa júnior da UFSM (Universidade Federal de Santa Maria). Atualmente é formada por alunos dos cursos de Medicina Veterinária e Zootecnia.
É uma associação civil sem fins lucrativos, a qual surgiu a partir da vontade que os acadêmicos sentiram em colocar em prática o conhecimento adquirido em sala de aula, e, assim, obter um diferencial no mercado de trabalho.
Além disso a empresa possibilita aos acadêmicos um maior conhecimento em gestão, empreendedorismo e contato com a realidade do mercado. Estamos no mercado desde 2009 levando Excelência com Simplicidade ao Produtor Rural.
Projetos em Cachoreira do Sul em 2022:
Coordenador: Dion Lenon Prediger Feil
O Programa de Pós-Graduação em Engenharia Elétrica da UFSM, desenvolve o projeto “Interface de Inovação Multi-Agente envolvendo a Indústria Automobilística, os Sistemas de Energia e Infraestruturas de Mobilidade Elétrica para Eletrovias Inteligentes”. O objetivo da pesquisa é criar um sistema de gestão inteligente de eletrovias, a fim de desenvolver o uso do carro elétrico no Brasil de forma rápida e no mesmo nível de inovação de países desenvolvidos.
Coordenador: Lucas Delongui
Coordenadora: Viviane Dal-Souto
Projetos em Palmeira das Missões em 2022:
Coordenadora: Jaqueline Arbioit