Pular para o conteúdo
Português English Español Français Italiano

Redes Sociais

Início do conteúdo

Vestibular Indígena

Anualmente, é realizado o Processo Seletivo Indígena.

No Processo Seletivo Indígena, os candidatos tem seleção específica com prova diferenciada para ingresso na UFSM. Ele é constituído por uma prova com 20 questões de múltipla escolha, composta pelas disciplinas de Biologia (03 questões), História (04 questões), Língua Portuguesa (10 questões) e Matemática (03 questões), e por uma prova de Redação relacionada à temática indígena (equivale a 5 acertos).

É condição legal para se inscrever ao Processo Seletivo Indígena que o candidato comprove sua condição de indígena aldeado. Compreende-se o termo indígena aldeado como aquele indígena que pertence e relaciona-se com comunidade indígena, em observância à Parte VI (Artigos 26 a 31) da Convenção N. 169 da Organização Internacional do Trabalho – OIT sobre os Povos Indígenas e Tribais e ao Artigo 9º da Declaração das Nações Unidas sobre os Direitos dos Povos Indígenas.

Para comprovar a condição de indígena aldeado, o candidato deve apresentar o Registro Administrativo de Índio ou a Certidão do Registro Civil, acompanhado da declaração de indígena aldeado, expressa pela liderança indígena da comunidade de origem e também da declaração da FUNAI.

EDITAIS:

Edital 068/2017