Concurso de Crônicas inscreve até 30 de novembro

“Os tempos ainda eram difíceis naqueles anos 80, nos tempos da faculdade. Anos incríveis, latino-americanos. Não era o Vietnã, especialmente, que nos incomodava, mas sabíamos dos desaparecidos, da repressão, da situação dos países vizinhos, pois as discussões do Curso de História nos deixavam ligados ao que passava por detrás da aparente calmaria nacional.”

Assim, começa a crônica de Ana Inez Klein, egressa do Curso de História do ano de 1987. “A panela no fogo e as teorias macronarrativas” ganhou o 1° lugar pela Categoria Ex-Alunos na 1° edição do Concurso de Crônicas, nos anos 2000. Nela, a egressa conta fatos de seu cotidiano universitário ao passo que situa o contexto histórico da época, de repressão ditatorial. Contexto que, inclusive, gerou o isolamento do Curso de História (que saiu do Campus e começou a funcionar no antigo Hospital Universitário), um dos fatos tratados na Crônica, o qual possibilitou o deslocamento, durante a aula, de um dos colegas de Ana. Ele foi pra casa desligar o fogo da panela que havia sido esquecida.

O olhar dado pela egressa no relato do seu cotidiano durante a graduação permitiu que ela ganhasse o 1° lugar em 2000. E é para isso que o Concurso de Crônicas chega a sua 7° edição: para que mais pessoas relembrem momentos juntos a UFSM, assim como, outras mais tenham acesso a eles, fazendo com que, vivam, de alguma forma, as histórias compartilhadas.

No VII Concurso de Crônicas a categoria Ex-Alunos permite a inscrição de egressos de cursos técnicos, de graduação ou de pós graduação da Universidade Federal de Santa Maria. No entanto, há também a categoria Formandos, onde podem se inscrever alunos da instituição formandos em 2015, e a categoria Servidores Aposentados para, como o próprio nome sugere, participação de funcionários aposentados da UFSM.

Se você se encaixa em alguma dessas categorias, inscreva-se e mande sua crônica! As inscrições estão abertas até 30 de novembro de 2015 e podem ser feitas em www.ufsm.br/volver. Os primeiros, segundos e terceiros lugares receberão premiações. Outras informações sobre o Concurso estão disponíveis na página no Facebook.

O Concurso de Crônicas é realizado pela Universidade Federal de Santa Maria, por meio do Gabinete do Reitor, Pró Reitoria de Graduação (Prograd) e do Programa de Educação Tutorial do Curso de Comunicação Social (PETCom), juntamente com o Volver – Programa da UFSM de relacionamento com os Ex-alunos.

Texto: Volver UFSM