Ir para o conteúdo PROGRAD Ir para o menu PROGRAD Ir para a busca no site PROGRAD Ir para o rodapé PROGRAD

​Enade: para além da nota

Em uma escala que vai do menor ao mais alto desempenho, as instituições que participam do Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (Enade) recebem sua nota de 1 a 5. Mais do que atribuir um número ao conceito dos cursos, o resultado do exame possibilita que medidas estratégicas sejam tomadas para aumentar a qualidade de ensino e aprimorar as habilidades do futuro profissional.

No ano de 2013, o curso de Fonoaudiologia da UFSM foi avaliado pelo Enade com conceito de número 2. O resultado foi causado devido a um boicote à prova.

Segundo a atual coordenadora do curso, Renata Mancopes, os alunos assinaram a prova mas se recusaram a responder o questionário, como forma de manifesto a certos descontentamentos quanto à carga horária e à infraestrutura do curso.

O ocorrido gerou manifestações por parte dos demais acadêmicos, que não reconheciam o resultado como verdadeiro. Diante disso, no ano seguinte, a coordenação do curso resolveu promover um evento de acolhida aos estudantes de diferentes semestres a fim de reforçar o comprometimento e o sentimento de unicidade. Antigos professores foram convidados para falar sobre o significado de “ser aluno de Fonoaudiologia da UFSM”. A partir daí, nascia a campanha #OrgulhoDeSerUFSM, estampada em bottons e nas redes sociais.

Renata atribui o resultado do exame a uma falta de informação sobre a real importância do Enade, uma vez que o curso de Fonoaudiologia da UFSM foi o primeiro da área a ser reconhecido no Brasil e já possui cinco estrelas na avaliação do Guia do Estudante. Apesar de Fonoaudiologia não estar entre os 21 cursos avaliados em 2015, espera-se que a campanha de conscientização contribua para o aumento do conceito nos próximos anos.

Segundo a coordenadora, quando um aluno ignora uma avaliação de nível nacional, como o Enade, demonstra “irresponsabilidade e imaturidade”. Embora compreenda as reivindicações dos alunos, Renata reforça que, com atos como esse, o aluno pode prejudicar a si mesmo: “O lugar onde estudamos é o sobrenome que levamos para sempre”.

Neste ano, o Enade será aplicado no dia 22 de novembro. Mais informações no site Enade/UFSM.

Tainara Liesenfeld, acadêmica de Jornalismo, bolsista da Agência de Notícias