Para manter o conceito máximo no Enade

O curso de Administração da UFSM é um dos mais antigos do Rio Grande do Sul, e desde a implementação do Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (Enade), em 2004, mantém seu conceito avaliado em nota máxima.

Os coordenadores do curso, Vânia Medianeira (diurno) e Marcelo Trevisan (noturno), acreditam que o histórico de bons resultados se deve, principalmente, ao incentivo que os alunos recebem por parte da coordenação, das secretarias e professores. A importância da prova, tanto para a boa colocação do curso quanto para a formação do acadêmico e obtenção do diploma, é reforçada em reuniões e e-mails informativos.

Além disso, a coordenação busca fazer pesquisas de satisfação com os acadêmicos sobre a estrutura e base curricular do curso de Administração.

A análise dos resultados das pesquisas internas e da prova Enade possibilita que mudanças sejam feitas para o progresso do curso.

“A importância da nota do Enade está, essencialmente, na possibilidade de trabalharmos com os resultados e ver o que é preciso melhorar”, explica Trevisan.

Ao longo dos anos, todas essas ações contribuíram para que não houvesse boicotes e o compromisso para com a realização da prova fosse atendido. Vânia reforça que o diálogo entre as partes é essencial para o aperfeiçoamento e crescimento mútuo.

“Há tantos caminhos para resolvermos os problemas e conversar é a melhor maneira. As coordenações e os professores sempre estiveram de ‘portas abertas’ para receber qualquer tipo de reivindicação”, destaca.

No próximo domingo (22), às 13h, 93 alunos concluintes irão realizar a prova e, como forma de incentivo, a coordenação desenvolveu um cartaz com o slogan:

“Administração UFSM, Sempre 5!”.

Fonte:Tainara Liesenfeld, acadêmica de Jornalismo, bolsista da Agência de Notícias