Enade será realizado no próximo domingo, 22/11

No próximo domingo (22/11), aproximadamente 690 acadêmicos do último semestre de 21 cursos da UFSM realizam o Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (Enade). A lista dos acadêmicos pode ser conferida aqui.

Os cursos de bacharelado avaliados neste ano são: Administração (diurno e noturno, campi de Santa Maria e Palmeira das Missões), Administração Pública (curso EAD); Ciências Contábeis (diurno e noturno); Ciências Econômicas (diurno e noturno); Jornalismo (campi de Santa Maria e Frederico Westphalen); Publicidade e Propaganda; Desenho Industrial – Projeto de Produto; Desenho Industrial – Programação Visual; Direito (diurno e noturno); Psicologia; Relações Internacionais, Processos Gerenciais.

Os estudantes que participarão da prova devem apresentar-se no local às 12h15min (horário oficial de Brasília), portando o documento de identificação com foto e caneta esferográfica de tinta preta fabricada em material transparente. Além disso, os participantes devem levar o cartão-resposta do questionário socieconômico preenchido, entre os dias 21 de outubro e 22 de novembro, no Sistema Enade.

O exame terá início às 13h e não será permitida a entrada no local após esse horário. É importante, pois, que o aluno atente às diferenças de horários em decorrência do fuso horário ou adoção do horário de verão, conheça antecipadamente o seu local de prova e estime o tempo necessário ao percurso desde sua residência.

As provas são aplicadas por instituições contratadas pelo Inep e o estudante pode consultar seu local de prova pelo site.

A prova tem duração de quatro horas e é composta por 40 questões, sendo 10 da formação geral e 30 da formação específica da área. Ambas as partes possuem questões discursivas e de múltipla escolha. Confira o Manual do Estudante 2015.

A lista de presenças será disponibilizada após uma hora do início da prova. A participação no Enade 2015 será constatada a partir da assinatura do participante na lista de presença e no cartão de respostas às questões objetivas da prova.

Por se tratar de um componente curricular obrigatório, o estudante concluinte que não realizar a prova não poderá receber o seu diploma enquanto não regularizar a sua situação junto ao Enade.

Página Enade-UFSM

A Coordenadoria de Planejamento e Avaliação Institucional (Coplai), subunidade responsável pela operacionalização do Enade na UFSM, preocupada com a divulgação do processo e a sensibilização dos acadêmicos vinculados aos cursos enquadrados no exame, desenvolveu a página Enade UFSM, com o apoio da Multiweb.

Acessando a página, é possível compreender os principais aspectos que envolvem o Exame, como o que é o Enade, quais os cursos participam neste ano, informações acerca do Questionário do Estudante, como acessar o boletim de desempenho, o cronograma Enade 2015, até links de interesse da comunidade acadêmica.

A página do Enade pode ser acessada em www.ufsm.br/enade.

Texto: Tainara Liesenfeld, acadêmica de Jornalismo, bolsista da Agência de Notícias