​Enade irá avaliar 17 cursos da UFSM neste ano

O Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (Enade) é um dos procedimentos de avaliação do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes). O responsável por sua realização é o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep).

O objetivo do Enade é avaliar o desempenho dos estudantes com relação aos conteúdos programáticos previstos nas diretrizes curriculares nacionais dos cursos de graduação, o desenvolvimento de competências e habilidades necessárias ao aprofundamento da formação geral e profissional e o nível de atualização dos estudantes com relação à realidade brasileira e mundial.

Esse ano serão avaliados 17 cursos na UFSM. Campus sede: Agronomia, Educação Física – Bacharelado, Enfermagem, Farmácia, Fisioterapia, Fonoaudiologia, Medicina, Medicina Veterinária, Odontologia, Serviço Social e Zootecnia. Campus de Palmeira das Missões: Enfermagem, Nutrição e Zootecnia. Campus de Frederico Westphalen: Agronomia. Campus de Silveira Martins: Agronegócio e Gestão Ambiental.

A prova será realizada no dia 20 de novembro, com início às 13h, mas é recomendado que o estudante chegue 45 minutos antes, conforme consta no Manual do Estudante. A prova tem duração de quatro horas.

O Enade acontece anualmente, mas as áreas a serem avaliadas são determinadas mediante portaria do Ministério da Educação conforme um ciclo trienal de avaliação. Desse modo, no ano em curso (Ano I) são avaliadas as áreas da Saúde, Ciências Agrárias e áreas afins, e os eixos Tecnológicos em Agronegócio, Estética e Cosmética, Radiologia, Gestão Ambiental e Gestão Hospitalar.

O auxiliar institucional e integrante da Coordenadoria de Planejamento e Avaliação Institucional (Coplai) Douglas Flores pontua que, enquanto responsável pelos processos de avaliação, a Coplai coloca-se à disposição das coordenações de cursos da Instituição para realizar encontros com o objetivo de instruir os alunos em relação à realização do exame, abordando, por exemplo, datas e horários, responsabilidades do estudante, acesso ao sistema para preenchimento do questionário obrigatório, processos de dispensa, apresentação da página do Enade UFSM, entre outros tópicos.

Além disso, a coordenadoria orienta as coordenações dos cursos a manterem sempre o contato com os alunos por meio da divulgação das informações relativas ao Enade.