Ir para o conteúdo PROGRAD Ir para o menu PROGRAD Ir para a busca no site PROGRAD Ir para o rodapé PROGRAD

Alunos premiados na 31ª JAI representaram a UFSM na Reunião Anual da SBPC

Parte da comitiva da UFSM em Belo Horizonte

Alunos premiados pelos 40 melhores trabalhos da 31ª Jornada Acadêmica Integrada (JAI) representaram a UFSM na 69ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC), realizada na Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), em Belo Horizonte, de 16 a 22 de julho. Como tradicionalmente ocorre, os estudantes cujos trabalhos foram premiados na JAI tiveram a inscrição na Jornada Nacional de Iniciação Científica e o transporte subsidiados pela Universidade.

A possibilidade de apresentar seus trabalhos em um evento nacional do porte da Reunião da SBPC representou um incentivo a mais para os estudantes em sua dedicação na iniciação científica. “Muito se fala, na nossa vida acadêmica, em apresentação de trabalhos e desenvolvimento de pesquisa, e a JAI abre as portas para os acadêmicos que têm esse interesse na iniciação científica”, destaca o aluno do 6º semestre de Zootecnia do campus de Palmeira das Missões Mateus Tremea, um dos estudantes que representou a UFSM no evento. Para ele, a premiação proporcionou uma experiência única: participar do maior congresso de iniciação científica do Hemisfério Sul, contribuindo para sua formação acadêmica e oportunizando conhecer pessoas de todo o país.

Alunos conheceram o Centro Histórico de Mariana (MG)Para o aluno do 6º semestre de Produção Editorial Jean Silveira Rossi, a ida a Minas Gerais teve um mérito especial: ele foi o primeiro estudante a representar o curso em uma Reunião Anual da SBPC. “Foram muitas mesas e debates sobre o papel da ciência, da pesquisa, do ensino e da extensão em várias áreas. Não é sempre que temos a oportunidade de participar de um megaevento que reúne tudo isso e muito mais”, comenta Jean, enfatizando a importância de dar visibilidade para os trabalhos acadêmicos em eventos como a JAI.

Dos 40 trabalhos premiados no Salão de Iniciação Científica da Jornada Acadêmica Integrada do ano passado, 37 foram apresentados em Belo Horizonte. A viagem foi organizada pela Coordenadoria de Iniciação Científica da Pró-Reitoria de Pós-Graduação e Pesquisa (PRPGP).

Inscrições para a 32ª JAI estão abertas

Neste ano, a JAI, em sua 32ª edição, será realizada de 23 a 27 de outubro. As inscrições de trabalhos podem ser feitas até o dia 25 de agosto. Para ouvintes, o prazo vai até 28 de setembro. Novamente, haverá premiação aos 40 melhores trabalhos. Mais informações e inscrições no site da JAI

Fonte: www.ufsm.br