Ir para o conteúdo PROGRAD Ir para o menu PROGRAD Ir para a busca no site PROGRAD Ir para o rodapé PROGRAD

32ª Jornada Acadêmica Integrada acontece de 23 a 27 de outubro

Entre os dias 23 e 27 de outubro, a UFSM promove a 32ª edição da Jornada Acadêmica Integrada (JAI). A cerimônia de abertura ocorre na segunda-feira (23) às 9h, no auditório do Centro de Convenções da UFSM, com a palestra ” Restrições à Inovação no Brasil” ministrada pelo professor Fernando Otávio de Freitas Peregrino. Também haverá a entrega dos prêmios Pesquisador Destaque UFSM 2017 para a professora Cristina Wayne Nogueira e Professor Destaque UFSM 2017 para professora Juliana Petermann.

Este ano foram aprovados para apresentação 4671 trabalhos. Em relação ao ano passado, houve um aumento de 28% na categoria Salão de Pós-Graduação e 16% no Salão de Iniciação Científica. O número de ouvintes será de 2879, superando em 43% a edição anterior.

A JAI Jovem 2017, voltada para o Ensino Médio e Técnico da região contará com apresentação de 40 trabalhos aprovados. A novidade desta edição é a 1ª JAI Externos, na qual serão apresentados 477 trabalhos aprovados de outras Universidades.

A programação do evento, além de apresentações de trabalhos em pôster/oral, também prevê intervenções artísticas dos cursos de Música da UFSM e outras atividades propostas pelas unidades de ensino sob a forma de Eventos Satélites. O cronograma completo de palestras pode ser conferido aqui.

“A JAI é maior evento científico da UFSM. É a primeira experiência de participação e apresentação de trabalhos da maioria de nossos acadêmicos, constituindo-se numa oportunidade única de apresentarem e discutirem os trabalhos realizados nos mais diversos laboratórios de pesquisa de nossa Universidade. Prepara nossos alunos, pois irão preparar seus trabalhos para submissão à comissão organizadora do evento, passar por um processo de avaliação por pares, preparar o banner ou a apresentação oral, apresentar seus trabalhos durante o evento e passar pelo processo de avaliação in-loco. Ou seja, introduz o acadêmico ao mundo de eventos científicos nacionais e internacionais, passando por praticamente todas as etapas que constituem estes eventos”, ressalta o coordenador de Iniciação Científica da Pró-Reitoria de Pós-Graduação e Pesquisa, professor Paulo César Piquini.

Fonte: www.ufsm.br

Texto: Nathalie Martins, acadêmica de Jornalismo e bolsista da Agência de Notícias
Edição: João Ricardo Gazzaneo