Idealizador da Escola da Ponte abre o Ciclo sobre Docência da UFSM
Publicado em
O professor José Francisco de Almeida Pacheco, idealizador da Escola da Ponte, será o conferencista de abertura do I Ciclo Institucional Permanente sobre a Docência na UFSM (CIPED), organizado pelo Centro de Educação e pela Pró-Reitoria de Graduação (Prograd) da Universidade. O assunto abordado será “A educação do século XXI e as questões curriculares”.
O projeto da Escola da Ponte, localizado em Portugal, é tema frequente de estudos e pesquisas em educação e pedagogia, por seu caráter inovador como modelo de educação democrática, participativa e inclusiva. Pacheco é mestre em Ciências da Educação pela Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade do Porto e vem atuando desde 2007 no Brasil em projetos ligados a criatividade, sustentabilidade e aprendizagem.
A conferência acontece hoje, 22/3, às 14 horas, no Auditório Wilson Aita, anexo ao Centro de Tecnologia (CT), no campus sede da UFSM. As inscrições gratuitas no CIPED são abertas à comunidade e podem ser realizadas a partir das 13h30min no local do evento. Foram disponibilizadas 300 vagas para inscrições antecipadas de servidores docentes e técnico-administrativos em educação da UFSM.
Na sequência, às 16 horas, a professora Cláudia Battestin, do curso de Mestrado em Educação da Unochapecó, participará de mesa-redonda sobre formação intercultural para a diversidade na América Latina, presidida pelo professor Jerônimo Tybusch (UFSM).
O CIPED segue até amanhã, 23 de março, com a participação do presidente do CNPq, professor Mario Neto Borges, e do professor José Antonio dos Santos Borges, especialista em Tecnologia Assistiva e analista de sistemas da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ).
Outras informações podem ser obtidas através do e-mail prograd@ufsm.br e do telefone (55) 3220.8338.
O termo acessibilidade significa incluir a pessoa com deficiência na participação de atividades como o uso de produtos, serviços e informações.
Alguns exemplos são os prédios com rampas de acesso para cadeira de rodas e banheiros adaptados para deficientes.
Se você está procurando a
Comissão de Acessibilidade da UFSM, clique aqui.
Na internet, acessibilidade refere-se principalmente às recomendações do WCAG (World Content Accessibility Guide) do W3C e no caso do Governo Brasileiro ao e-MAG
(Modelo de Acessibilidade em Governo Eletrônico).
O e-MAG está alinhado as recomendações internacionais, mas estabelece padrões de comportamento acessível para sites governamentais.
Na parte superior do site da UFSM existe uma barra de acessibilidade onde se encontra atalhos de navegação padronizados e a opção para alterar o contraste.
Essas ferramentas estão disponíveis em todas as páginas do portal.
Os padrões de atalhos do governo federal são:
Teclando-se Alt + 1 em qualquer página do portal, chega-se diretamente ao começo do conteúdo principal da página.
Teclando-se Alt + 2 em qualquer página do portal, chega-se diretamente ao início do menu principal.
Teclando-se Alt + 3 em qualquer página do portal, chega-se diretamente em sua busca interna.
No caso do Firefox, em vez de Alt + número, tecle simultaneamente Alt + Shift + número.
Sendo Firefox no Mac OS, em vez de Alt + Shift + número, tecle simultaneamente Ctrl + Alt + número.
No Opera, as teclas são Shift + Escape + número. Ao teclar apenas Shift + Escape, o usuário encontrará uma janela com todas as alternativas de ACCESSKEY da página.
Ao final desse texto, você poderá baixar alguns arquivos que explicam melhor o termo acessibilidade e como deve ser implementado nos sites da Internet.