Escolas poderão se inscrever para o Descubra UFSM a partir de 3 de setembro

Banner colorido de fundo azul com o slogan do evento Descubra UFSM, com desenho de astronautas pesquisando e descobrindo estrelas que representam os cursos da UFSM
A campanha do Descubra 2018 é de autoria da FACOS Agência, retratando estudantes astronautas que pesquisam os cursos da UFSM, simbolizados por estrelas.

A Universidade Federal de Santa Maria irá realizar nos dias 4, 5 e 6 de outubro a 5ª edição do Descubra UFSM, evento nos moldes de uma feira das profissões. As atrações principais estarão concentradas no Centro de Eventos da UFSM, localizado no campus de Santa Maria, no bairro Camobi.

Os espaços serão ocupados pelos cursos de graduação da UFSM ofertados na sede e nos campi descentralizados. Estarão presentes também estandes do Colégio Politécnico da UFSM, Colégio Técnico Industrial de Santa Maria (Ctism), Editora, Grife e Livraria da Universidade Federal de Santa Maria, Hospital Universitário de Santa Maria (Husm), Hospital Veterinário Universitário (HVU), Núcleo de Tecnologia Educacional (NTE), Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis (Prae), Pró-Reitoria de Extensão da UFSM (PRE), Pró-Reitoria de Graduação (Prograd) e a Secretaria de Apoio Internacional da UFSM (SAI).

O Descubra UFSM é gratuito e aberto a toda a comunidade, ofertando espaços de arte, cultura, alimentação e convivência. Os visitantes poderão conhecer os estandes dos cursos oferecidos pela Universidade Federal de Santa Maria em seus quatro campi, obtendo informações sobre formas de ingresso, currículo do curso e perspectivas de estágios e mercado de trabalho.

Para melhor receber excursões de alunos do Ensino Médio e de cursos preparatórios para o Enem, a inscrição para a participação das escolas deverá ser feita de 3 a 26 de setembro, através do site www.coperves.ufsm.brlink “Descubra UFSM”.  As visitas serão guiadas por acadêmicos encarregados da recepção às turmas no evento.

No link, as escolas visitantes também poderão inscrever apresentações artísticas de música, teatro ou dança de seus alunos. O responsável pela escola poderá ainda agendar um tour guiado pelo Campus sede da UFSM e uma visita guiada ao Colégio Politécnico, também localizado no Campus sede. Para ajudar os estudantes na escolha da profissão, o Curso de Psicologia realizará a Avaliação Vocacional para os alunos que estão no 3º ano do Ensino Médio.

Sessões gratuitas no Planetário podem ser reservadas pelo telefone (55) 3220-8226.

O horário de funcionamento do Descubra será das 9 às 17 horas (nos dias 4 e 5) e das 9 às 14 horas no dia 6 (sábado).

Outras informações podem ser obtidas pelo e-mail falecom@coperves.ufsm.br e pelo telefone (55) 3220 8170. Acompanhe as novidades sobre a programação pelo Facebook.

A organização do evento divulgou uma lista das principais atrações, que podem ser visualizadas no mapa abaixo:

Atrações:

Pavilhão Polivalente, com unidades, cursos e colégios da UFSM;

Espaço Colaborativo, com a presença do Centro de Formação de Condutores (CFC) Viacentro e das instituições de ensino Universidade Franciscana (UFN), Faculdade Palotina (Fapas) e Instituto Federal Farroupilha (IFF);

– Colégio Politécnico, com exposição de práticas e máquinas;

– Rua das Artes, onde os alunos de Artes Cênicas, Artes Visuais, Dança, Música, Letras e Desenho Industrial oferecem oficinas e workshops e promovem manifestações artísticas;

– Grupos do PET, com exposição de trabalhos, com destaque para o PET Indígena;

– Polifeira do Produtor, com agricultores locais vendendo sua produção;

– Floresce – Floricultura Escola, com minicursos;

– Projeto Mandala, com oficinas de utilização de plantas medicinais e temperos;

– Teste vocacional para alunos do terceiro ano do Ensino Médio, com aplicação realizada por professores e estudantes de Psicologia da UFSM;

– Espaço Diversão, com os brinquedos futebol de sabão e touro mecânico;

– Palco, com apresentações artísticas e musicais;

– Vibe, com shows de música;

– Laboratório de Práticas Integrativas e Complementares em Saúde, com a tenda do afeto para acolher os participantes do evento;

– Espaço Chimarrão, com erva-mate Elacy fornecendo água quente e erva para o mate;

– Praça de Alimentação, com restaurante e food trucks.

Fonte: www.ufsm.br, com informações da Assessoria de Comunicação da Coperves