II CIPED: Evento na UFSM traz pesquisadoras do Instituto Paulo Freire para debater sobre docência

Através de que caminhos e crises de identidade o professor despe-se do estereótipo de mero transmissor de conteúdos e torna-se, efetivamente, um educador? De que maneira a avaliação docente realizada pelos alunos pode estimular inovações didático-pedagógicas e a qualificação dos professores, contribuindo para aulas mais criativas e participativas? Que papéis o professor assume para si enquanto mediador de sentidos e de relações na sala de aula, em tempos de profundas transformações tecnológicas, culturais, socioambientais e políticas?

Essas são algumas das questões a serem debatidas na segunda edição do Ciclo Institucional Permanente sobre a Docência na UFSM (Ciped). O evento, promovido pelo Centro de Educação (CE) e pela Pró-Reitoria de Graduação (Prograd), acontece nos dias 03 e 04 de junho, no Auditório Wilson Aita, do Centro de Tecnologia (CT).

Este ano, o Ciped tem como convidadas externas as professoras Sonia Couto Souza Feitosa e Francisca Pini, do Instituto Paulo Freire de São Paulo. As inscrições gratuitas no Ciclo podem ser feitas no site www.ufsm.br/prograd até o meio-dia de 03/6. Após, somente na hora do evento, se houver vagas disponíveis.

Confira a programação:

03/6 (segunda-feira) – 19 horas – Profª. Sonia Couto Souza Feitosa (Instituto Paulo Freire) – “Ensinar-e-Aprender com sentido”;
04/6 (terça-feira) – 09 horas – TAE Fernando Barbosa (CPA UFSM) – “Avaliação docente pelo discente”;
04/6 (terça-feira) – 14 horas – Profª. Glades Tereza Félix, TAE Pedagoga Venice Teresinha Grings e Profª. Dóris Pires Bolzan (UFSM) – “Educação Superior em contextos emergentes: processos avaliativos e formação”;
04/6 (terça-feira) – 19 horas – Profª. Francisca Pini (Instituto Paulo Freire) – “Função política e pedagógica do(a) professor(a) problematizador(a), organizador(a) e mediador(a)”.

Outras informações são obtidas pelo telefone (55) 3220-8010 e pelo email direcaoce@ufsm.br.