Ir para o conteúdo PROGRAD Ir para o menu PROGRAD Ir para a busca no site PROGRAD Ir para o rodapé PROGRAD

UFSM oferta disciplina “Ética e Felicidade” a todos os cursos de graduação até 09/8

A Pró-Reitoria de Graduação (Prograd), em conjunto com o Departamento de Ciências Sociais da UFSM, está ofertando vagas para a disciplina “Ética e felicidade: lições da Filosofia Antiga para uma vida boa”. Ao todo, são disponibilizadas oitenta vagas para alunos(as) de todos os cursos de graduação da universidade.

O formulário de inscrição preenchido e assinado deve ser encaminhado via e-mail para o endereço copa.prograd@ufsm.br até o dia 09 de agosto. Acadêmicos não oriundos dos Cursos de Ciências Sociais (Licenciatura ou Bacharelado) deverão apresentar, junto ao formulário, autorização da Coordenação de Curso de origem para a matrícula na disciplina extracurricular.

O programa e as referências bibliográficas da disciplina (Código ISP 1232) podem ser acessados no Portal do Ementário da UFSM.

A disciplina será ministrada às segundas-feiras, das 19 às 23 horas, pelo professor Dejalma Cremonese, no auditório da Pró-Reitoria de Graduação (Prédio 48-D, sala 221, segundo andar, no campus sede).

O professor Cremonese trabalha com a temática há mais de sete anos no curso de Ciências Sociais. Em 2018, ele conversou com a Revista Arco sobre os assuntos recorrentes que surgem durante os debates em aula: mitos greco-romanos, categorias de amor e amizade, virtude, autoconhecimento, pressões sociais, consumo, aparência, sucesso, narcisismo, hedonismo, medo, morte, perdas, introspecção, serenidade, simplicidade e a midiatização do cotidiano nas redes sociais.

O objetivo da disciplina Ética e Felicidade é revisitar a filosofia antiga para estimular a reflexão sobre os parâmetros atuais que definem o que é ser feliz. Relacionando conceitos mitológicos, religiosos, científicos e filosóficos, o programa parte de autores como Ésquilo, Sófocles, Sócrates, Platão e Aristóteles. Atravessando a filosofia helênica por meio dos Cínicos, Epicuristas e Estoicos, a disciplina chega até as reflexões modernas e contemporâneas sobre ética, cuidado de si/do outro e moral cristã e laica.

Outras informações podem ser obtidas pelo e-mail copa.prograd@ufsm.br e pelo telefone 3220-8187.