UFSM oferece oficinas de revisão em física, português, química e matemática para alunos da graduação

Terminado o período de calouradas e recepções das primeiras semanas de aula no ensino superior, os novos estudantes da universidade passam a encarar um outro ritmo de ensino e aprendizagem, um tanto diferente da época do ensino médio. Menos tutelados pelos professores, os acadêmicos precisam desenvolver mais autonomia e iniciativa no planejamento de seus estudos, a fim de não deixarem para a última hora a resolução das eventuais dificuldades quem venham a ter com os conteúdos das disciplinas e com as avaliações.

Um desses obstáculos pode ser recordar conteúdos do ensino médio já longínquos, e que são fundamentais para muitas disciplinas básicas nos primeiros semestres da universidade. Essa dificuldade é responsável por boa parte das reprovações, trancamentos, evasões e trocas de curso que acontecem no primeiro ano de ensino superior, motivados por um sentimento de inadequação por parte do aluno, de talvez não ter feito a escolha profissional mais acertada para si.

Pensando nisso, a Coordenadoria de Ações Educacionais (CAEd) e o Núcleo de Apoio à Aprendizagem organizaram oficinas de revisão para os estudantes de graduação da UFSM. O nome do projeto já é um trava-línguas desafiador: as Cicloficinas – Oficinas Cíclicas de Aprendizagem acontecerão nos meses de setembro e outubro, não sendo necessário inscrição prévia. Segundo o cronograma, elas ocorrerão de segunda a sexta-feira, das 17h30 às 19h30, na sala 1219 do Prédio 67, próximo ao Prédio 21.

As oficinas revisarão conteúdos de Física nas segundas-feiras, Língua Portuguesa nas terças-feiras, Química nas quartas e Matemática às quintas-feiras. Os encontros também terão plantão tira-dúvidas diário de cada disciplina. As sextas-feiras estão reservadas para revisões dos conteúdos ministrados e para plantão tira-dúvidas.

Os acadêmicos (calouros ou veteranos) poderão comparecer em qualquer dia, isoladamente, ou poderão escolher frequentar todo o ciclo de conteúdos, com possibilidade de emissão de certificado no caso de 75% de presença mínima. Outras informações podem ser obtidas pelo email nucleodeaprendizagemufsm@gmail.com.

Cronograma:

1º Ciclo – Física – segundas-feiras
02/09 – Notação científica e análise dimensional
09/09 – Movimento Retilíneo
16/09 – Movimento do Plano
23/09 – Leis de Newton
30/09 – Aplicações das Leis de Newton
07/10 – Trabalho e Energia Cinética
14/10 – Energia Potencial e conservação de energia

1º Ciclo – Português – terças-feiras
03/09 – TCC (Parte 1): O que é pesquisa acadêmica?
10/09 – Termos da Oração e os seus grupos
17/09 – TCC (Parte 2): Tema, justificativa, objetivos
24/09 – Texto descritivo: características e estratégias de descrição
01/10 – Coesão textual e estrutura do parágrafo