#DescubraUFSM: Intervenções Artísticas em destaque no primeiro dia do evento

Rua das Artes: espaço tradicional de interação e intervenção artística no Descubra UFSM

Até o próximo sábado (28), o Centro de Eventos da UFSM estará com as portas abertas para cerca de 25 mil alunos do ensino médio de escolas de todo o Rio Grande do Sul, na sexta edição do Descubra UFSM. Durante os três dias, a maior feira educacional do interior do estado realizará uma série de atividades recreativas e culturais para os milhares de jovens que buscam um primeiro contato com o ensino superior.

Além dos estandes dos mais de 130 cursos, os visitantes poderão acompanhar intervenções artísticas realizadas em torno da feira por alunos e professores do Centro de Artes e Letras (CAL) e também oficinas oferecidas pelo curso de Artes Visuais: é a tradicional Rua das Artes, localizada logo na entrada do parque de exposições.

Nesta edição, tendo em vista o debate público sobre as dificuldades enfrentadas pelo campo educacional e também acerca da questões ambientais da Floresta Amazônica, as performances apresentam um tom crítico e de protesto ao momento. Logo na solenidade de abertura, alunos do curso de Dança realizaram uma apresentação, em que os bailarinos apareciam com dizeres pintados em seus corpos e também com uma corda que os envolvia, representando a resistência da universidade perante o momento de crise.

Temas do debate público de 2019 inspiram intervenções artísticas na 6ª edição do Descubra

De acordo com a estudante do 8º semestre de Artes Cênicas, Vanessa Bressan, as intervenções artísticas têm como proposta alertar aos visitantes de uma forma diferente: “O aluno que vem ao Descubra precisa saber a realidade que ele enfrentará ao ingressar na universidade e nós artistas temos esse compromisso de falar. Portanto, nós buscamos, por meio das intervenções, dialogar de uma maneira sensorial, chamar a atenção e aproximar as pessoas para esses problemas que estão presentes não só no âmbito acadêmico, mas fora daqui também”, afirma a estudante.

As intervenções ocorrem durante o evento, sem hora ou lugar fixo, e podem ser apresentações já ensaiadas ou improvisadas com os alunos que transitam pelos estandes. Nessa quinta, na Rua das Artes, ocorreram oficinas de estamparia, roupa e arte e fotografia móvel. Para sexta-feira (27) está prevista uma oficina de cerâmica. O espaço contém uma exposição com trabalhos de alunos e um espaço para a prática livre de arte.

O Descubra UFSM segue até sábado, das 9 às 15 horas, sem fechar ao meio-dia, com entrada gratuita para toda a comunidade. A programação completa está em www.ufsm.br/descubra

Reportagem: Pablo Iglesias, Bolsista da Agência de Notícias
Edição: Davi Pereira