Ir para o conteúdo PROGRAD Ir para o menu PROGRAD Ir para a busca no site PROGRAD Ir para o rodapé PROGRAD
  • Acessibilidade
  • Sítios da UFSM
  • Área restrita

Aviso de Conectividade Saber Mais

Início do conteúdo

Candidatos que realizaram o Enem entre 2015 e 2019 podem concorrer gratuitamente a 35 cursos de graduação da UFSM



A Universidade Federal de Santa Maria disponibiliza para este semestre 313 vagas no Edital de Vagas Complementares, que são remanescentes do Sistema de Seleção Unificada (SiSU 2020/1). Podem inscrever-se gratuitamente candidatos que realizaram o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de forma completa, do ano de 2015 até 2019, e obtiveram pelo menos 300 pontos na redação. No caso de o candidato ter realizado mais de uma edição do Exame, o sistema considerará automaticamente o escore final mais alto.

O prazo de inscrição para os cursos do campus sede em Santa Maria termina nesta segunda-feira, 09 de março, ao meio-dia. A inscrição aos cursos de Cachoeira do Sul segue até 11/3 ao meio-dia. Já a inscrição para os cursos dos campi Frederico Westphalen e Palmeira das Missões termina no dia 12/3 ao meio-dia.

Edital N. 14/2020, com o quadro de vagas e o acesso ao sistema de inscrições, está disponível em www.ufsm.br/prograd.

O candidato, antes da inscrição, deverá consultar o quadro para verificar o número de vagas existentes por cota e curso, bem como se possui todas as condições e documentos exigidos no edital para comprovação de cota, caso opte por alguma.

No momento da inscrição, o candidato deve informar, além do seu CPF e email corretos, a faixa de renda familiar bruta mensal por pessoa, em salários-mínimos, a qual será utilizada como quarto critério de desempate na última colocação, caso necessário. Durante a entrega de documentação na confirmação de vaga, o candidato deverá comprovar a renda familiar declarada, apresentando os documentos listados no Anexo II do Edital. Ocupará a vaga o candidato empatado que comprovar menor renda familiar bruta mensal.

O candidato também deverá informar se deseja concorrer em alguma das oito modalidades de cota (destinadas a quem cursou integralmente o Ensino Médio em escola pública) ou se optará pela Ampla Concorrência (destinada a quem não se encaixa nas cotas ou não quer concorrer por meio delas). Existem cotas para pessoas com deficiência (comprovando condições específicas expressas no Edital), cotas PPI (para pessoas pretas, pardas ou indígenas) e cotas para pessoas que comprovem renda familiar per capita igual ou menor a 1,5 salário-mínimo.

Uma novidade do Edital de Vagas Complementares é que, logo após o término da chamada por curso e cota, o candidato presente ou representado que não foi chamado poderá solicitar a alteração de opção de curso, através da entrega do Termo anexo ao Edital (página 7), a fim de concorrer a vagas porventura ainda disponíveis. Estas vagas serão divulgadas no momento pela Comissão de Ingresso Acadêmico, e seu preenchimento obedecerá a nova classificação geral por ordem decrescente de pontuação entre os interessados, em listagem única, sem divisão por cotas.


Como funciona a Chamada Oral

São ofertadas 313 vagas em 35 cursos de graduação, nos campi de Cachoeira do Sul, Palmeira das Missões, Frederico Westphalen e no campus sede de Santa Maria. A Lista de Habilitados para a Chamada Oral de cada campi e curso, com a divisão por cotas, será divulgada conforme o cronograma descrito a seguir. Os habilitados (ou seus representantes ou procuradores, se o edital permitir) deverão comparecer no dia, local e horário indicados no edital, para potencialmente serem chamados e entregarem os documentos exigidos, ocupando a vaga.

Os Candidatos da Ampla Concorrência e das cotas L1 e L5 podem nomear procurador para se fazer representados no momento da Chamada Oral, através de procuração simples, sem registro em cartório. Os candidatos das demais cotas (étnico-raciais e/ou para pessoas com deficiência) não podem nomear procuradores nem representantes, pois passam por entrevistas junto às Comissões, devendo comparecer à Chamada.

Após o horário de ingresso divulgado no edital, os portões são fechados e não é permitida a entrada de candidatos, procuradores ou representantes no recinto, tendo início a Chamada Oral.

Por curso e cota, são chamados, em ordem decrescente de pontuação, os candidatos presentes ou representados, para entregarem a documentação e ocuparem a vaga, até o preenchimento das vagas anunciadas para o curso. As vagas que não encontrarem candidato apto a preenchê-las migram entre as cotas, podendo chegar à ampla concorrência. Ao término da chamada dos cursos, serão divulgadas as vagas ainda restantes, e candidatos presentes ou representados que não foram chamados poderão ocupá-las, por meio da entrega do Termo anexo na página 7 do Edital.


Confira as orientações de cada Campus da UFSM:

Cursos do Campus UFSM Santa Maria:
Inscrições: de 06/3 até 09/3 ao meio-dia em www.ufsm.br/prograd;
Publicação da Lista de Habilitados: 09/3 até as 18h em www.ufsm.br/prograd;
Chamada Oral: dia 10/3. Horário de ingresso: das 8h30 às 10h.
Local: Prédio do Centro de Convenções, Campus Sede UFSM, Av. Roraima, n. 1000, bairro Camobi, Santa Maria, RS.

Cursos do Campus UFSM Cachoeira do Sul:
Inscrições: de 06/3 até 11/3 ao meio-dia em www.ufsm.br/prograd;
Publicação da Lista de Habilitados: 11/3 até as 18h em www.ufsm.br/prograd;
Chamada Oral: dia 12/3. Horário de ingresso: das 14h30 às 16h.
Local: Rodovia Taufik Germano, 3013 – Passo da Areia – Campus de Cachoeira do Sul, RS, em local identificado na entrada do Campus.

Cursos do Campus UFSM Frederico Westphalen:
Inscrições: de 06/3 até 12/3 ao meio-dia em www.ufsm.br/prograd;
Publicação da Lista de Habilitados: 12/3 até as 18h em www.ufsm.br/prograd;
Chamada Oral: dia 14/3. Horário de ingresso: das 08h30 às 10h.
Local: Campus de Frederico Westphalen, Linha 07 de Setembro, s/nº, BR 386 Km 40 – Frederico Westphalen, RS, em local identificado na entrada do Campus.

Cursos dos Campus UFSM Palmeira das Missões:
Inscrições: de 06/3 até 12/3 ao meio-dia em www.ufsm.br/prograd;
Publicação da Lista de Habilitados: 12/3 até as 18h em www.ufsm.br/prograd;
Chamada Oral: dia 14/3. Horário de ingresso: das 14h30 às 16h.
Local: Campus de Palmeira das Missões, Av. Independência, nº 3751- Bairro Vista Alegre – Palmeira das Missões, RS, em local identificado na entrada do Campus.

Outras informações são obtidas pelo email copa.sisu@ufsm.br, pelos telefones (55) 3220-8187 e 3220-8338 e pela página Confirmação de Vaga-UFSM no Facebook.  

Divulgue este conteúdo:
https://ufsm.br/r-342-15586

Publicações Relacionadas

Publicações Recentes