Ir para o conteúdo PROGRAD Ir para o menu PROGRAD Ir para a busca no site PROGRAD Ir para o rodapé PROGRAD
  • International
  • Acessibilidade
  • Sítios da UFSM
  • Área restrita

Aviso de Conectividade Saber Mais

Início do conteúdo

Saúde mental durante uma pandemia ou crise

Coordenadoria de Ações Educacionais (CAEd/Prograd) divulga orientações sobre cuidado psíquico



Descrição da imagem: Imagem retangular na horizontal, com fundo na cor cinza. No lado direito há uma mancha na cor branca. Centralizado está o título "Cuidado psíquico durante uma pandemia (ou crise)" . Abaixo está o desenho de uma mulher negra, utilizando máscara branca, vestindo uma camiseta na cor amarela e um jaleco por cima.

A literatura científica tem apontado taxas de prevalência elevadas para sintomas de ansiedade e depressão em estudantes universitários, sendo essas consideradas, inclusive, superiores às encontradas na população em geral. Uma importante variável no desenvolvimento de problemas relacionados à saúde mental dos estudantes universitários têm sido os primeiros anos da graduação, uma vez que, no grupo de acadêmicos que se encontra nesse período, são reportadas as maiores taxas de prevalência de sintomas depressivos e/ou ansiosos.

No ano de 2020, com a instauração do estado de transmissão comunitária de COVID-19, bem como, declaração de pandemia, os estudantes universitários passaram a ter de se adaptar ao contexto do ensino remoto, o que tem desencadeado alterações na rotina acadêmica, familiar e social.

Pensando nisso, a Subdivisão de Apoio à Aprendizagem da CAEd-PROGRAD preparou um material apontando alguns efeitos da pandemia sobre a saúde mental e possíveis estratégias de cuidado psíquico. Confira o material na íntegra AQUI.

Fonte: ufsm.br/caed 

Divulgue este conteúdo:
https://ufsm.br/r-342-18031

Publicações Relacionadas

Publicações Recentes