A Universidade Federal de Santa Maria, por meio da Coordenadoria de Planejamento Acadêmico da Pró-Reitoria de Graduação (COPA/Prograd) e da Interlocução do Programa de Educação Tutorial (PET) na UFSM, divulga o Edital de Seleção de Estudantes Bolsistas e Não Bolsistas para atuação no Grupo PET-Indígena.
São ofertadas sete vagas para estudantes bolsistas e seis vagas para estudantes não bolsistas.
Terão prioridade na seleção os(as) candidatos(as) que apresentarem a situação de estudante indígena aldeado(a). Os(as) candidatos(as) devem estar regularmente matriculados(as) como estudantes de graduação da UFSM, devem apresentar bom rendimento acadêmico e devem ter disponibilidade para dedicar pelo menos 20 horas semanais às atividades do PET.
As inscrições foram PRORROGADAS PARA 28 DE NOVEMBRO e devem ser realizadas através do envio, ao email pet@ufsm.br, da Ficha de Inscrição (assinada e digitalizada) e dos documentos digitalizados necessários à seleção, conforme o Edital 065/2021-Prograd/PET.
Os(as) candidatos(as) poderão solicitar o histórico escolar e orientações para elaboração da carta de intenções e organização do currículo (Curriculum Vitae ou Currículo Lattes) aos emails pet@ufsm.br e caed.acoesafirmativas@ufsm.br.
Os documentos relativos à análise socioeconômica dos(as) candidatos(as), listados no Anexo 3 do Edital (da página 11 à página 29), serão solicitados posteriormente, apenas se houver empate, não sendo necessária a sua apresentação no momento da inscrição.
As entrevistas serão realizadas de forma online, por videoconferência, utilizando a ferramenta Google Meet. O link de acesso será informado aos(às) candidatos(as) após o período de inscrições.
Os(as) candidatos(as) devem acompanhar o Cronograma da seleção, publicado no Edital, inclusive quanto aos prazos para recursos. A publicação do resultado final da seleção está prevista para o dia 07 de dezembro junto ao Edital.
Os(as) estudantes não bolsistas, classificados(as) em ordem decrescente como suplentes, substituirão os bolsistas à medida que estes deixem o PET-Indígena, desde que preencham os requisitos do PET à época da substituição.
O Programa de Educação Tutorial – O PET constitui-se em um programa educacional, sob orientação de um(a) professor(a) tutor(a), desenvolvido por um grupo de estudantes, selecionados e organizados a partir dos cursos de graduação. Seus objetivos seguem o princípio universitário da indissociabilidade entre ensino, pesquisa e extensão, promovendo atividades acadêmicas em padrões de qualidade de excelência, de modo coletivo e interdisciplinar.
O Programa de Educação Tutorial visa estimular a formação de profissionais e docentes de elevada qualificação técnica, científica, tecnológica e acadêmica, fomentando o espírito crítico, inovador e cidadão entre seus membros.
O PET também busca contribuir com a política de diversidade nas instituições de ensino superior, por meio de ações afirmativas em defesa da equidade socioeconômica, étnico-racial e de gênero.
Entre as atividades desenvolvidas pelos(as) alunos(as) do PET estão a organização de eventos educacionais e culturais, bem como a publicação e a apresentação individual ou coletiva de trabalhos científicos em semanas acadêmicas, congressos, seminários, jornadas, mostras e outros eventos locais, nacionais e internacionais.
Outras informações sobre o Edital do PET-Indígena podem ser solicitadas ao email pet@ufsm.br e pelo telefone (55) 3220-8338.