Biblioteca Central da UFSM inaugura Sala de Desenho Acessível

Solenidade será transmitida pelo YouTube da Prograd na quarta-feira (17) às 15 horas

A Universidade Federal de Santa Maria disponibilizará à comunidade, a partir do próximo dia 17, mais um espaço dedicado à acessibilidade. A Biblioteca Central Manoel Marques de Souza, situada no campus sede, vai inaugurar a Sala de Desenho Acessível.

Em função do distanciamento social imposto pela pandemia de Covid-19, a solenidade será presencial para convidados, mas terá transmissão pelo canal da Pró-reitoria de Graduação da UFSM no YouTube (ufsm.br/youtubeprograd). O evento acontecerá na quarta-feira, 17 de novembro, às 15 horas.

A Sala de Desenho Acessível estará à disposição da comunidade interna e externa da UFSM, mediante agendamento, pelo e-mail atendimento.sib@ufsm.br. Localizada no térreo da Biblioteca Central, no campus sede da UFSM, em Camobi, a sala disponibiliza recursos que favorecem a informação e a cultura, principalmente para pessoas com necessidades educacionais específicas.

O espaço é composto por mesas de estudo e estações de trabalho acessíveis, com mobiliário adaptado para pessoas obesas ou em cadeira de rodas. A sala possui lupas eletrônicas (para ampliação de páginas impressas na tela) e computadores equipados com leitores de tela (softwares assistivos que transformam em áudio o conteúdo de sites e documentos eletrônicos).

A sala conta também com acervo braille de mais de 200 obras, contemplando livros da literatura nacional e estrangeira, além de biografias, atlas, obras de filosofia, infantis e também sobre música e culinária.

Estão envolvidos neste projeto institucional a Pró-Reitoria de Graduação, o Núcleo de Acessibilidade da Coordenadoria de Ações Educacionais (CAEd) e a Biblioteca Central da UFSM.

O objetivo principal da Sala de Desenho Acessível é aproximar a comunidade da discussão sobre a universalidade do acesso à informação a todas as pessoas. Em um mesmo local, ações afirmativas buscarão a diminuição das barreiras arquitetônicas e atitudinais entre as pessoas, promovendo o respeito à diversidade e às múltiplas realidades. O projeto visa atender a legislação vigente e apoiar a universidade nas questões de acessibilidade, destacando seu papel inclusivo junto à sociedade.

Os objetivos específicos da sala são:

– Respeitar diferentes formas de interação ou de limitação de acesso à informação;

– Implantar um espaço inclusivo na UFSM de uso interdisciplinar que contemple ações e práticas inclusivas;

– Organizar e otimizar recursos para capacitar pessoas no uso de tecnologias assistivas;

– Ofertar materiais acessíveis às pessoas, mobiliário adaptado e equipamentos que atendam a diferentes necessidades,

– Oportunizar ações de ensino e pesquisa nas diferentes áreas de conhecimento.

O espaço também poderá ser reservado para eventos relacionados à capacitação e conscientização social sobre a temática da inclusão. Outras informações podem ser obtidas pelo telefone (55) 3220-8651 e pelo e-mail atendimento.sib@ufsm.br.