Coordenadoria de Ações Educacionais da UFSM promove a roda de conversa “Síndrome do Pensamento Acelerado” dia 28/1

Inscrições devem ser feitas até 27/1, para recebimento do link de acesso ao Google Meet

A Síndrome do Pensamento Acelerado, apesar de ainda não constar nos manuais médicos de diagnóstico enquanto doença, reúne uma série de sinais e sintomas que são bastante comuns atualmente, atingindo pessoas de diferentes idades, gêneros, etnias e ocupações.

Ansiedade, dificuldade de planejamento e execução de tarefas, alterações bruscas de humor, lapsos de memória, dificuldade de raciocínio lógico, de tomadas de decisão e de expressão oral e/ou escrita são suas características mais comuns.

Estes sintomas podem estar associados ou desencadear outros estados psíquicos, como depressão, bipolaridade, transtorno de déficit de atenção e hiperatividade (TDAH) e transtorno obsessivo-compulsivo (TOC), a serem diagnosticados por profissionais de saúde mental.

Como uma bola de neve, a síndrome pode agravar estados de procrastinação, perfeccionismo, insônia ou sonolência excessiva, afetando a produtividade das pessoas, sua autoestima e seus relacionamentos interpessoais na família, com os amigos, no estudo e no trabalho.

Foi pensando na relevância deste tema na atualidade, com foco na saúde biopsicossocial dos(as) estudantes e servidores(as) da UFSM, que a Subdivisão de Apoio à Aprendizagem da Coordenadoria de Ações Educacionais (CAEd-Prograd) divulga a abertura de inscrições para a Roda de Conversa “Síndrome do Pensamento Acelerado”.

O evento, via Google Meet, acontecerá no dia 28 de janeiro, sexta-feira, às 18 horas.

As inscrições gratuitas são abertas a todas as pessoas interessadas, e devem ser feitas até 27/1 através deste FORMULÁRIO.

Os ministrantes da roda de conversa serão os psicólogos Gabriele Marchionatti Fontoura e Marcelo Noal.

Outras informações podem ser obtidas no site ufsm.br/caed pelo email caed.aprendizagem@ufsm.br

Descrição da imagem: imagem retangular em formato vertical. Fundo na cor cinza com riscos e desenhos aleatórios na cor preta. No canto superior esquerdo consta o logo da CAEd, composto pelo brasão da UFSM e, à direita do brasão, “UFSM”, seguido de “Coordenadoria de Ações Educacionais”, ambos escritos na cor branca. Abaixo do logo, um abaixo do outro, na cor branca, consta “Subdivisão de Apoio à Aprendizagem”; “CAEd-PROGRAD”. Centralizado na parte superior do cartaz está uma mancha grande na cor azul claro, em formato irregular, contendo em seu interior o texto, escrito na cor preta: “Roda de conversa”; “Síndrome do Pensamento Acelerado”; “Psicólogos”; “Gabriele Marchionatti Fontoura”; “Marcelo Noal”. No canto esquerdo do cartaz está a imagem parcial de um homem com a pele clara, cabelos e barba escuros, enquadrado do busto para cima, vestindo um moletom azul. O homem está com a mão direita na cabeça e com os olhos fechados fortemente. No canto inferior esquerdo está outra mancha na cor azul clara, um pouco menor que a anterior, contendo em seu interior as informações, escritas na cor preta: “28 de janeiro às 18h”; “Inscrições pela página da CAEd até dia 27/01. Evento via Google Meet”.