Ir para o conteúdo PROGRAD Ir para o menu PROGRAD Ir para a busca no site PROGRAD Ir para o rodapé PROGRAD

Cursos de Dança Bacharelado e Música da UFSM abrem inscrições para o Processo Seletivo 2022

Seleção é feita pelas notas do ENEM e por provas de conhecimentos específicos

A Universidade Federal de Santa Maria divulgou o Edital 003/2022-Prograd, referente ao Processo Seletivo Música e Dança, para ingresso nos cursos de graduação no ano de 2022. O início do semestre letivo poderá ocorrer por ensino remoto, através do Regime de Exercícios Domiciliares Especiais (REDE), enquanto durar a suspensão das atividades presenciais, conforme decisão a ser oficializada pela UFSM.

São oferecidas 78 vagas, distribuídas em quatro cursos:

Música – Bacharelado: 35 vagas;
Música – Licenciatura Plena: 16 vagas;
Música e Tecnologia – Bacharelado: 12 vagas;
Dança – Bacharelado: 15 vagas.

Metade das vagas é destinada às oito modalidades de cota, reservadas a pessoas que cursaram o Ensino Médio integralmente em escolas públicas. A outra metade é destinada à Ampla Concorrência, para candidatos(as) que não se enquadram nas cotas ou que não queiram concorrer por meio delas.

O curso de Dança Licenciatura não é ofertado neste Edital, por não exigir prova específica de habilidades. Suas vagas serão disponibilizadas através do Sistema de Seleção Unificada e serão divulgadas no site ufsm.br/sisu.

Confira a seguir as orientações para inscrição nos cursos:

Cursos de Música – As inscrições estarão abertas de 25 de janeiro a 18 de fevereiro. Os pedidos de isenção da taxa de inscrição, que é de R$ 50,00, podem ser feitos até 10 de fevereiro, conforme orientações do edital.

A nota dos(as) candidatos(as) aos cursos de Música será composta pela nota do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) e pelas notas da Prova de Conhecimentos Específicos, que é subdividida em Prova A (prática) e Prova B (teoria musical, leitura rítmica e solfejo).

Podem concorrer candidatos(as) que realizaram o ENEM completo, referente aos anos de 2021, 2020, 2019, 2018 e/ou 2017. Caso o(a) candidato(a) tenha realizado o ENEM em mais de um ano, o sistema utilizará automaticamente o ENEM do ano cuja nota foi a mais alta.

Curso de Dança Bacharelado – As inscrições estarão abertas de 31 de janeiro a 25 de fevereiro. Os pedidos de isenção da taxa de inscrição, que é de R$ 50,00, podem ser feitos de 31 de janeiro até 15 de fevereiro, conforme orientações do edital.

São destinadas 15 vagas ao curso, sendo 8 para as cotas e 7 para a Ampla Concorrência.

A nota dos(as) candidatos(as) ao curso de Dança Bacharelado será composta pela nota do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) e pelas notas da Prova de Conhecimentos Específicos, que é constituída por prova prática e entrevista on-line.

O Edital 03/2022 retificado, com o cronograma da seleção e todas as orientações para realização das provas específicas, submissão de arquivos e geração do boleto, está disponível em ufsm.br/prograd.

Outras informações sobre o Edital podem ser solicitadas ao email falecom@coperves.ufsm.br. Informações sobre os cursos de música podem ser solicitadas aos emails cmusicaufsm@gmail.com ou musicaetecnologia@ufsm.br. Informações sobre o curso de Dança Bacharelado podem ser solicitadas ao endereço cdanca.ufsm@gmail.com.