Coordenadoria de Ações Educacionais presta homenagem às gestões Burmann e Schuch

Coordenadora da CAEd, Sílvia Pavão, com os homenageados: Martha Adaime, Paulo Burmann, Jerônimo Tybusch e Luciano Schuch

Nesta terça-feira (29), a Coordenadoria de Ações Educacionais (CAEd), órgão da Pró-reitoria de Graduação da UFSM (Prograd), prestou uma homenagem, em forma de agradecimento, às gestões Burmann e Schuch, pelo seu comprometimento com as ações afirmativas e com a inclusão na Universidade Federal de Santa Maria.

A coordenadora da CAEd, professora Sílvia de Oliveira Pavão, conduziu o momento festivo, entregando certificados ao ex-reitor da UFSM, Paulo Burmann, e ao reitor da recém-iniciada gestão, Luciano Schuch.

Foram agraciados também a vice-reitora, professora Martha Adaime, e o pró-reitor de graduação, professor Jerônimo Tybusch.

Agradecendo a homenagem, o reitor da UFSM, professor Luciano Schuch, destacou que a Coordenadoria de Ações Educacionais é um grande motor que auxilia no sucesso dos alunos da instituição. “O quão importante é ter uma estrutura de apoio, no momento que estamos vivendo hoje em nosso país, rumo à pós-pandemia, com números gigantescos de depressão. Os números de atendimentos apresentados pela CAEd nos fazem uma universidade inclusiva, referência no país, mas há muito ainda a fazer. E ter a professora Sílvia à frente da Coordenadoria é uma tranquilidade”, pontuou o reitor.

A vice-reitora da UFSM, professora Martha Adaime, também ressaltou o trabalho pedagógico, de inclusão social e de apoio emocional à comunidade discente desenvolvido pela CAEd, principalmente nos anos de 2020 e 2021, destacando a liderança da professora Sílvia Pavão na gestão da Coordenadoria.

Agradecendo a deferência, o professor Paulo Burmann ressaltou que o trabalho realizado na UFSM por gestores, docentes e técnico-administrativos, em prol da inclusão, não é um favor prestado à Universidade, mas sim um compromisso para com a instituição, oferecendo oportunidades e possibilidades aos estudantes para que prossigam em suas jornadas com o melhor desempenho e a melhor qualidade de vida possível.

Servidor e servidoras da CAEd, junto à Coordenadora e homenageados

O pró-reitor de graduação da UFSM, professor Jerônimo Tybusch, lembrou as tratativas para criação da CAEd, no ano de 2014. “Na época, nós já achávamos que seria algo revolucionário. No sentido de que hoje, conversando com outras tantas Instituições Federais de Ensino Superior, quando a gente conta que tem uma Coordenadoria de Ações Educacionais, com esse formato, dedicado à acessibilidade, ao apoio pedagógico e à perspectiva das ações afirmativas étnico-raciais e sociais, há um espanto”, disse o pró-reitor.

Tybusch ressaltou que “hoje a CAEd cresce, no sentido de um projeto de Educação em Saúde, com um eixo de atendimento relativo à saúde mental. Dessa Coordenadoria é que partiu um projeto para uma Comissão de Saúde Mental, envolvendo diversos setores da instituição, encaminhado ao Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão”. O pró-reitor de graduação reforçou os cumprimentos à professora Sílvia Pavão e agradeceu o engajamento da equipe da CAEd.