Confirmação de vaga dos(as) classificados(as) na Chamada Regular do SiSU 2022-2 deve ser feita até 18 de julho

Manifestação de interesse na Lista de Espera, por quem não foi classificado, também deve ser realizada até 18/7

As pessoas classificadas na Chamada Regular do Sistema de Seleção Unificada (SiSU UFSM 2022/2º semestre) têm até o dia 18 de julho para realizar sua confirmação de vaga.

O procedimento deve ser realizado por meio do envio da documentação digitalizada no Portal de Confirmação de Vaga da UFSM, conforme orientações do Edital 033/2022-Prograd, de acordo com a opção por cota ou ampla concorrência indicada pelo(a) candidato(a). Não é necessário inserir o Número de Inscrição no sistema.

Pessoas classificadas nas cotas étnico-raciais e/ou naquelas destinadas a candidatos(as) com deficiência (códigos L2, L6, L9, L10, L13 e L14) devem também ficar atentas às orientações para realização da webconferência on-line via Google Meet, nos dias 20 e 21/7.

O cronograma com o dia e horário da webconferência será publicado em 19/7 junto ao edital em ufsm.br/sisu. As orientações de acesso serão enviadas ao email de cada candidato(a).

A Pró-reitoria de Graduação (Prograd) aconselha a testagem prévia do equipamento a ser utilizado (computador, celular, câmera, fones, microfone), assim como recomenda a escolha de ambiente silencioso e com boa iluminação para realização da webconferência.

A Prograd orienta que após 18/7 todas as pessoas que confirmarem vaga monitorem diariamente seu email (inclusive caixa de spam e lixo eletrônico), à espera de mensagem da UFSM. Em caso de deferimento, será enviado o número de matrícula com as instruções para o primeiro acesso ao Portal do Aluno. A matrícula nas disciplinas do primeiro semestre do curso será feita automaticamente para os(as) calouros(as). As aulas têm previsão de início em 12/9, segundo o Calendário Acadêmico.

Em caso de indeferimento, o e-mail comunicará um breve prazo para que o(a) candidato(a) acesse novamente o Portal de Confirmação de Vaga para corrigir ou complementar informações ou documentações solicitadas.

Como não há prazo fixo para envio dessa mensagem, o monitoramento do e-mail deve ser diário por parte dos(as) classificados(as) que confirmarem vaga.

Já os(as) candidatos(as) que não foram classificados(as) em nenhuma das suas duas opções de curso no SiSU 2022-2 têm até o dia 18 de julho para manifestar interesse em participar da Lista de Espera. O acesso se dá por meio do Boletim do Candidato em https://sisualuno.mec.gov.br/#/login.

Em breve, a UFSM publicará o Edital da Primeira Chamada Oral On-line da Lista de Espera, em ufsm.br/sisu, com:

– a Lista de Inscritos(as) que manifestaram interesse;
– o Quadro de Vagas, organizado por curso e cota;
– orientações para realização da Habilitação (envio prévio da documentação digitalizada no Portal de Confirmação de Vaga e Habilitação da UFSM , no prazo previsto em edital, por TODAS as pessoas que constarem da Lista de Espera);
– orientações sobre a Sessão Pública de Leitura dos nomes classificados dentro das vagas anunciadas (os quais terão a documentação analisada pela Comissão de Ingresso Acadêmico, realizarão webconferência, se a cota assim exigir, e deverão aguardar email de deferimento ou indeferimento da UFSM).

Cabe aos(às) candidatos(as) acompanhar periodicamente a publicação de notícias, editais, retificações, homologações e convocações no site ufsm.br/sisu.

Orientações sobre como concorrer aos editais do Benefício Socioeconômico (BSE) e usufruir de auxílio-transporte, moradia estudantil na Casa do Estudante (CEU), acesso ao Restaurante Universitário (RU) e outros benefícios devem ser acessadas no site da Pró-reitoria de Assuntos Estudantis (ufsm.br/prae).

Mais dicas também podem ser acessadas no Manual de Sobrevivência para Estudantes da UFSM, na página da Calourada.

Outras informações são obtidas pelo email copa.sisu@ufsm.br, pelo telefone (55) 3220-8187 e na página Confirmação de Vaga-UFSM no Facebook.