Ir para o conteúdo PROGRAD Ir para o menu PROGRAD Ir para a busca no site PROGRAD Ir para o rodapé PROGRAD

UFSM promove a roda de conversa “Síndrome do Pensamento Acelerado” dia 22/7

Inscrições devem ser feitas até 21/7, para recebimento do link de acesso ao Google Meet

Síndrome do Pensamento Acelerado, apesar de ainda não constar nos manuais médicos de diagnóstico enquanto doença, reúne uma série de sinais e sintomas que são bastante comuns atualmente, atingindo pessoas de diferentes idades, gêneros, etnias e ocupações.

Ansiedade, dificuldade de planejamento e execução de tarefas, alterações bruscas de humor, lapsos de memória, dificuldade de raciocínio lógico, de tomadas de decisão e de expressão oral e/ou escrita são suas características mais comuns.

Estes sintomas podem estar associados ou desencadear outros estados psíquicos, como depressão, bipolaridade, transtorno de déficit de atenção e hiperatividade (TDAH) e transtorno obsessivo-compulsivo (TOC), a serem diagnosticados por profissionais de saúde mental.

Como uma bola de neve, a síndrome pode agravar estados de procrastinação, perfeccionismo, insônia ou sonolência excessiva, afetando a produtividade das pessoas, sua autoestima e seus relacionamentos interpessoais na família, com os amigos, no estudo e no trabalho.

Foi pensando na relevância deste tema na atualidade, com foco na saúde biopsicossocial dos(as) estudantes e servidores(as) da UFSM, que a Subdivisão de Apoio à Aprendizagem da Coordenadoria de Ações Educacionais (CAEd-Prograd) divulga a abertura de inscrições para a Roda de Conversa “Síndrome do Pensamento Acelerado”.

O evento, via Google Meet, acontecerá no dia 22 de julho, sexta-feira, das 10 às 12 horas.

As inscrições gratuitas são abertas a todas as pessoas interessadas, e devem ser feitas até 21/7 através deste FORMULÁRIO.

Os ministrantes da roda de conversa serão os psicólogos Gabriele Marchionatti Fontoura e Marcelo Noal.

Outras informações podem ser obtidas pelo email caed.aprendizagem@ufsm.br

Descrição da imagem: Imagem horizontal e colorida em formato quadrado. Alinhado à esquerda, na cor roxa e em caixa alta, o texto: “Roda de conversa, Síndrome do Pensamento Acelerado”. Abaixo, centralizado, na cor verde: “22 de julho, 10h”. Três riscos na diagonal em direção à data, na cor amarela. Abaixo, um abaixo do outro, os textos: “Ministrante, Psicólogos, Marcelo Noal e Gabriele Marchionatti Fontoura; Inscrições até 21/07/2022; Evento Google Meet”; Informações UFSM/PROGRAD/CAED”. Na parte inferior direita, ilustração formada por várias figuras: um rosto de perfil, sem elementos faciais e com um corte na parte superior da cabeça; duas folhas de plantas saindo de dentro da cabeça e se ligando à metade de um cérebro e metade uma lâmpada; um despertador azul e três moedas douradas com cifrão à esquerda da cabeça; um calendário azul à direita; duas peças de engrenagem ao fundo. A imagem possui fundo branco com faixas na parte superior e inferior na cor roxa. Sobre a faixa inferior está, centralizado, “Subdivisão de Apoio à Aprendizagem”, “CAEd-PROGRAD”, e à direita, o logo da CAED, formado pelo brasão da UFSM seguido de Coordenadoria de Ações Educacionais.